Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

05/12/2004 09:23

Reforma educacional prevê autonomia universitária

Agência Brasil

O ministro da Educação, Tarso Genro, apresenta nesta segunda-feira (6) a minuta do anteprojeto de reforma da educação superior aos dirigentes das universidades e fóruns da comunidade acadêmica e dos movimentos social e sindical. O texto preliminar da reforma universitária inclui sugestões apresentadas por entidades com representação nos fóruns e atende a reivindicações históricas, como a autonomia financeira das universidades.

Pela proposta preliminar, além da autonomia financeira as universidades federais terão liberdade para tomar decisões administrativas e didático-científicas, como escolher reitores, criar cursos e estabelecer currículos e calendários. Outra mudança fixa o prazo mínimo de duração dos cursos de graduação em três anos. As instituições de ensino superior serão classificadas em três categorias - universidade, centro universitário e faculdade - e terão que cumprir requisitos para se enquadrar na nova ordenação.

O orçamento das universidades federais ganhará reforço de no mínimo R$ 1 bilhão pela nova regra de financiamento presente no texto preliminar do anteprojeto. Para alcançar esta cifra, o Ministério da Educação está propondo a subvinculação para o ensino superior de 75% dos recursos da educação, deduzida a complementação da União para a educação básica. As instituições públicas deverão apresentar anualmente um plano de desenvolvimento institucional (PDI), que irá regular a expansão das instituições federais e a qualidade das instituições privadas.

As informações são do Ministério da Educação.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)