Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 1 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Refinaria parada até ser descoberta causa de explosão

Nielmar de Oliveira/ABr - 24 de outubro de 2003 - 14:57

Maior produtora de querosene, entre as onze refinarias que compõem o Parque Nacional de Refino da Petrobras, a Refinaria Henrique Lage (Revap), localizada em São José dos Campos, no interior de São Paulo, só vai voltar a operar quando os técnicos da estatal conseguirem descobrir a causa da explosão, seguida de incêndio, que danificou uma das linhas do forno da unidade de produção de querosene no final da manhã de ontem. Além de querosene de aviação, a refinaria produz gasolina, diesel, GLP (gás de cozinha), asfalto e enxofre.

A Petrobras, no entanto, garante que não faltará querosene de aviação no país, pois, além da unidade ter estoques reguladores, outras unidades da companhia vão aumentar a produção para suprir a quantidade que a refinaria de São José dos Campos vai deixar de produzir.

Localizada em uma área de 10,3 km2, a Revap tem uma capacidade de produção de 226 mil barris por dia, embora só estivesse produzindo 198 mil. Inaugurada em 1980, a unidade foi planejada no final da década de 70 para viabilizar as metas do II Plano Nacional de Desenvolvimento. Ela contribui com cerca de R$ 500 milhões por ano em impostos.


SIGA-NOS NO Google News