Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

22/10/2005 08:22

Referendo: Saiba o que pode e não pode fazer no domingo

João Prestes/Campo Grande News


As normas do referendo são idênticas a das eleições, embora a Justiça admita que por se tratar de disputa de idéias – não de cargos – a situação deve ser mais tranqüila. Cabe relembrar as regras para não acabar detido e desperdiçar o domingo.

Álcool – A venda de bebidas alcoólicas está proibida nos bares, restaurantes, lanchonetes e similares das 7 às 19 horas do domingo. Em outras eleições a proibição se estende por 24 horas. A medida é para evitar o arrefecimento dos ânimos que pode dar vazão a atitudes violentas, entendem os juízes. Mas nada impede que o eleitor compre bebidas no supermercado e consuma em casa.

Celular - O eleitor pode até levar telefone celular à sessão de votação, mas deve mantê-lo desligado. A restrição é unicamente para evitar interferências externas no sagrado momento do exercício da democracia. O eleitor precisa estar só diante da urna a fim de votar com total liberdade e sigilo garantido.

Camisetas – Nada impede que o eleitor compareça à urna trajando camisetas ou outra peça de vestuário ou ainda adereços fazendo referência às propagandas do “sim” ou do “não”. Só não pode pedir voto na fila, fazer boca-de-urna, distribuir panfletos, circular com carros de som. Mesmas regras das eleições.

Para votar precisa apresentar o título de eleitor e um documento com fotografia: carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho ou certificado de reservista. A carteira de motorista não é considerada pela Justiça Eleitoral como documento de identificação válido por não indicar naturalidade e nacionalidade do eleitor. Para votar sem o título, é necessário que o eleitor saiba o local da sessão eleitoral onde constará seu nome na folha de votação.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)