Cassilândia, Sexta-feira, 18 de Agosto de 2017

Últimas Notícias

22/10/2005 08:22

Referendo: Saiba o que pode e não pode fazer no domingo

João Prestes/Campo Grande News


As normas do referendo são idênticas a das eleições, embora a Justiça admita que por se tratar de disputa de idéias – não de cargos – a situação deve ser mais tranqüila. Cabe relembrar as regras para não acabar detido e desperdiçar o domingo.

Álcool – A venda de bebidas alcoólicas está proibida nos bares, restaurantes, lanchonetes e similares das 7 às 19 horas do domingo. Em outras eleições a proibição se estende por 24 horas. A medida é para evitar o arrefecimento dos ânimos que pode dar vazão a atitudes violentas, entendem os juízes. Mas nada impede que o eleitor compre bebidas no supermercado e consuma em casa.

Celular - O eleitor pode até levar telefone celular à sessão de votação, mas deve mantê-lo desligado. A restrição é unicamente para evitar interferências externas no sagrado momento do exercício da democracia. O eleitor precisa estar só diante da urna a fim de votar com total liberdade e sigilo garantido.

Camisetas – Nada impede que o eleitor compareça à urna trajando camisetas ou outra peça de vestuário ou ainda adereços fazendo referência às propagandas do “sim” ou do “não”. Só não pode pedir voto na fila, fazer boca-de-urna, distribuir panfletos, circular com carros de som. Mesmas regras das eleições.

Para votar precisa apresentar o título de eleitor e um documento com fotografia: carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho ou certificado de reservista. A carteira de motorista não é considerada pela Justiça Eleitoral como documento de identificação válido por não indicar naturalidade e nacionalidade do eleitor. Para votar sem o título, é necessário que o eleitor saiba o local da sessão eleitoral onde constará seu nome na folha de votação.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 17 de Agosto de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 16 de Agosto de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)