Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

24/08/2004 14:44

Reencontro: quem não foi, perdeu- por Manoel Afonso

Manoel Afonso

Conferi o lamento de muita gente que por esse ou aquele motivo não compareceu ao 1º Reencontro. Em Chapada dos Guimarães, na semana passada, conversando com o Luiz Albino, senti nos seus olhos brilhando o encanto na abordagem das coisas e pessoas de Cassilândia. Em Cuiabá, o Cristininho – faz questão de ostentar em seu estabelecimento comercial calendários e fotos da nossa cidade. Ele, deu notícias de outros cassilandenses que estão por lá – adaptados à nova realidade, mas sem esquecer a santa terrinha. Aliás, estive na concessionária de veículos do José Longo para visitá-lo, mas ele estava viajando. Conversei com sua filha, já advogada, e que sabe de tudo sobre Cassilândia. Todos acompanham o dia a dia através da Internet; no CassilandiaNews.

Em Campo Grande também tenho conversado com muitos conterrâneos sobre o evento que reuniu centenas de pessoas. Quem não foi, está prometendo de pés juntos, que não irá faltar no próximo ano.

Para todos eles, relatei o que ocorreu nestes dias de confraternização. Disse-lhes da magia de voltar no tempo, estar alí por exemplo na praça São José, na velha ponte do rio Aporé, revendo pessoas na feira e curtir a paisagem sem igual no salto, sentido o cheiro do mato e ouvindo o barulho da cachoeira. O gostoso disso tudo, é que o encontro não se transformou numa espécie de “prestação de contas” da vida de quem saiu, ou de julgamento de conduta de quem quer que fosse. Ricos e pobres, independentemente do sucesso e atividade, ficaram no mesmo nível. As pessoas estavam interessadas apenas em associar a presença dos amigos ao fato de estarem em Cassilândia, desligando-se das suas atribulações atuais e transportando-se para o tempo da inocência.

Conversei com muita gente: alguns mais gordos, outros calvos, mas todos despreocupados com esses detalhes. Cada qual tinha um fato para lembrar, histórias para contar. Não quero citar nomes para cometer injustiças, mas uma frase do Divino, do Protázio, que é dentista, impressionou-me. Quando perguntei-lhe onde morava, respondeu-me: “o meu corpo está em Jundiaí, mas meu pensamento não sai de Cassilândia.”

Por tudo isso, acho que a tese de que tudo é descartável, onde o passado não importa, onde só o sucesso, o presente interessam, não é compartilhado pelos formidáveis cidadãos do interior. Isso vale desde o Ademir do Joá – Juiz de Direito, até ao “Tonhão da Rapadura”, que voltaram para matar a saudade.

O primeiro reencontro saiu melhor do esperado, e aqui há de se louvar todos aqueles que participaram da sua organização. Pessoalmente estou feliz também porque ele foi inspirado à partir de artigos que publicamos falando das pessoas que tinham se mudado da cidade. Mas isso não interessa.

Interessa é que o evento funcionou como um ima, atraindo para Cassilândia, gente que bebeu de sua água, que comeu de sua farinha, e do franguinho com gairova. “Bom de mais sô!”
Ano que vem, voltarei! Espero vocês!

MANOEL AFONSO




Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)