Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Redução do tempo para concessão do seguro-desemprego

Roberta Lopes, Agência Brasil - 27 de maio de 2009 - 18:47

Brasília - O Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, anunciou hoje (27) que, desde terça-feira (26), está no ar o projeto piloto para reduzir o tempo de concessão do seguro-desemprego. Já em andamento, o sistema está sendo testado em Brasília.

A proposta do ministério está baseada em um sistema com acesso pela internet no qual o empregador vai colocar todas as informações necessárias em uma página do site do Ministério do Trabalho. Atualmente, o empregador preenche um requerimento, chamado de Requerimento de Seguro Desemprego, em papel.

Lupi explicou que, hoje, um trabalhador leva entre 30 e 40 dias para receber o seguro-desemprego e que, com o novo sistema, o tempo de espera cairá para até 15 dias. “Todos os trabalhadores vão poder fazer o encaminhamento, por meio das empresas, do pedido do seguro-desemprego pela internet. A data da demissão é enviada para o Ministério do Trabalho e na hora que ele for entregar essa documentação o seu cadastro já está todo pronto”, explicou.

Ao longo do ano o sistema será implantado em todo o país. Contudo, ainda não há o valor de quanto custará a implementação do sistema.

O ministério espera que, com esse sistema, tenha uma redução de custos tanto para o próprio ministério quanto para o empregador, modernização do processo, segurança nas informações, agilidade no processo, redução de filas nos postos do ministério, entre outros.


SIGA-NOS NO Google News