Cassilândia, Sábado, 25 de Novembro de 2017

Últimas Notícias

24/08/2005 08:29

Redução de jornada de enfermeiros não é consensual

Agência Câmara

A Comissão de Seguridade Social e Família debateu ontem o Projeto de Lei 2295/00, de autoria do Senado, que limita em 30 horas semanais a jornada de enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras. A proposta recebeu apoio de parlamentares e de convidados presentes à audiência, mas tem parecer contrário do relator.
Na opinião do deputado Roberto Gouveia (PT-SP), integrante da comissão, há argumentos sólidos para a aprovação da nova jornada. "A deliberação da 12ª Conferência Nacional de Saúde aprovou as 30 horas semanais para o setor de saúde do Brasil com um entendimento muito claro — que, aliás, está contemplado pela resolução da Organização Internacional do Trabalho (OIT) — de que tanto para os pacientes, usuários, como para os trabalhadores em saúde, no mundo inteiro, a melhor jornada é 30 horas semanais", disse.
A representante da Federação Nacional dos Enfermeiros, Solange Belchior, lamentou que a sociedade não enxergue o trabalho do profissional da saúde. "Os enfermeiros são mal pagos e proibidos de fazer greve pela Justiça, que considera a mobilização abusiva", ressaltou. Ela também denunciou a contratação precária de enfermeiros, sem registro em carteira, que são obrigados a trabalhar além da jornada.

Relator é contra
Porém, o relator do projeto na comissão, deputado José Linhares (PP-CE), apresentou relatório contrário à aprovação. Ele alega que a redução da jornada vai trazer grandes problemas para o setor de saúde. “Esses trabalhadores já, rotineiramente, estipulam seus turnos de trabalho prevendo folgas para o repouso adequado. É bastante comum o trabalho em regime de escalas de revezamento acordadas inclusive em convenções de trabalho. É corriqueiro, também, o fato de estes profissionais costumarem manter mais de um emprego nas mesmas condições, o que demonstra, na prática, que essa jornada é perfeitamente aceitável”, afirma.
Linhares também se preocupa com as implicações dessa medida no Sistema Único de Saúde. “Haverá acréscimo de custos para o SUS e a possível inexistência de profissionais suficientes para ocupar as vagas potenciais decorrentes da implementação dessa proposta”, acredita.
O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) também ponderou que é preciso avaliar melhor o impacto da medida nas entidades filantrópicas.
O presidente da Confederação Nacional da Saúde, José Carlos de Souza Abraão, por sua vez, disse que a proposta melhora a qualidade dos hospitais. Ao trabalhar menos horas, argumentou, o enfermeiro terá mais disposição. Por outro lado, de acordo com ele, ainda falta saber se os hospitais vão ter condições de pagar a redução da jornada.

O projeto tramita na Comissão de Seguridade Social e Família. Depois, seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Reportagem - Allan Pimentel
Edição - Patricia Roedel


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 24 de Novembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 23 de Novembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)