Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

27/04/2005 13:06

Redução de estômago: deputado Barbosa quer no estado

Raquel dos Passos

O deputado estadual Pastor Barbosa (PMDB), ocupou a tribuna na Assembléia Legislativa para cobrar providências das autoridades para realização de cirurgias eletivas de redução de estômago, em pacientes cadastrados na Associação de Obesidade de Mato Grosso do Sul-AOMS.

De acordo com o parlamentar a Associação tem hoje, duzentas pessoas cadastradas aguardando para fazer a cirurgia. Esses pacientes já estão preparados, passaram pela equipe disciplinar, que oferece apoio psicológico, nutricionista, endocrinologista, cardiologista e psiquiatra.

Conforme a presidente da AOMS, Maria de Lourdes Lira Rocha, a associação atende a população a mais de um ano, e realizou apenas duas cirurgias. “Estamos nesse período buscando apoio das autoridades para que possamos dar continuidade no processo operatório, mas até hoje não obtivemos êxito, apenas o deputado Barbosa tem atendido nossas reivindicações”, desabafou.

Maria de Lourdes disse que alguns dos pacientes estão deprimidos, “... muitos obesos são discriminados, não conseguem emprego por causa do peso”, disse. Segundo ela, o principal objetivo da AOMS é que aconteçam cirurgias eletivas, “... dará oportunidade para as mais de 150 pessoas que aguardam na fila”.

O deputado encaminhou indicação em expediente ao secretário de Estado e Saúde, Matias Gonsales Soares, com cópia para o Secretário Municipal de Saúde, Luiz Henrique Mandetta e ao Diretor da Santa Casa, Rubens Trombini Garcia, para que seja tomada providência necessária no sentido de realização das cirurgias de redução de estômago nos pacientes cadastrados na AOMS. Na justificativa, Barbosa disse que muitos obesos estão vindo a óbito devido à demora dos procedimentos médicos, além disso, a última cirurgia foi realizada em junho de 2004.

Os deputados da Casa apoiaram a iniciativa de levar à tribuna o assunto que não tem recebido soluções.

AOMS- Barbosa é autor do Projeto de Lei nº 197/04 que “Declara de Utilidade Pública Estadual a Associação”, na qual vem desempenhando relevantes serviços à população, principalmente aos carentes, no cadastramento de pacientes e encaminhamento ao Centro de Especialidades Médicas para os devidos cuidados, seja em cardiologia, endocrinologia e outras áreas médicas.

As cirurgias conforme o deputado não estão acontecendo por falta de material e instalações hospitalares, e a demora vem ocasionando maiores complicações aos pacientes que já se encontram em situação crítica ocorrendo inúmeros óbitos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)