Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Redução das etapas de vacinação da aftosa em discussão

Famasul Notícias - 28 de fevereiro de 2005 - 15:11

A suspensão de uma das três etapas de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul esteve na pauta de discussão da reunião de sexta passada entre o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Laucídio Coelho Neto, o secretário Executivo e procurador legal do Fórum Nacional de Secretarias da Agricultura, Roberto Santos de Oliveira, no Parque de Exposição Laucídio Coelho.

A proposta dos produtores tem como justificativa o fato de que Mato Grosso do Sul já está livre da doença há seis anos e atualmente é considerado área livre de aftosa com vacinação.

A vacinação seria feita em todo rebanho em maio e outra só para bezerros em novembro. Laucídio afirmou, através de sua assessoria, que essa reivindicação já foi sugerida ao Cesa (Conselho Estadual de Sanidade Animal) com um parecer de apoio da Embrapa Gado de Corte. Com a redução de campanhas os produtores poderiam economizar os recursos utilizados numa vacinação, levando em conta que o valor gasto para vacinar um animal custa atualmente R$

Na oportunidade, o secretário visitou o parque e apresentou a proposta da inserção do Estado em uma Campanha Nacional de Educação contra a Febre Aftosa, da qual outros 24 Estados já aceitaram se integrar.

O custo para tal projeto serão de aproximadamente R$ 8 mil reais por município e o que é necessário a partir de agora é a captação dos recursos junto a entidades, conselho, fóruns de defesa sanitária animal dos Estados. Tocantins será o primeiro a receber a campanha, a partir da segunda quinzena de março.

Autor:
Acrissul

SIGA-NOS NO Google News