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Redução das emissões de veículos é tema de conferência

Gabriela Guerreiro / ABr - 19 de junho de 2005 - 09:44

A preocupação com a eficiência dos combustíveis para veículos automotores e a redução dos impactos que promovem no meio ambiente vão reunir especialistas internacionais e brasileiros nesta semana, em Brasília, na IV Conferência Internacional de Emissões Veiculares. O encontro pretende estimular o intercâmbio de informações entre diversos países e definir estratégias que resultem em políticas governamentais para a redução de doenças e danos ambientais provocados pelos veículos automotores e caminhões.

Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a frota brasileira saltou de 18 milhões de veículos em 1990 para 36 milhões em 2003 – o que provocou impactos no meio ambiente com a emissão de gases veiculares. Os especialistas vão discutir alternativas para incrementar o programa de controle de poluição do ar por veículos automotores (Proconve), do Ibama, uma vez que acreditam em um aumento expressivo na venda de carros e caminhões nos próximos anos diante das projeções de crescimento econômico do país.

O Proconve impõe restrições aos limites de emissão dos veículos novos com medidas que proíbem as alterações das características originais dos carros e caminhões por seus proprietários ou mecânicos. Desde o final da década de 80 o programa do Ibama obrigou fabricantes de veículos automotores a reduzirem as emissões entre 80% e 90%, de acordo com a classe do veículo.

Estudos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) apontam, no entanto, que se aumentarem as reduções nas emissões veiculares nas maiores regiões metropolitanas do Brasil, em 20 anos podem ser evitadas 47 mil mortes prematuras, 20 mil hospitalizações e 50 mil casos de bronquite crônica – com benefícios que somam R$ 50 bilhões.

A Petrobrás vai aproveitar a Conferência para apresentar os planos da empresa para a redução das emissões no Brasil. A empresa pretende, até 2010, investir US$ 3,3 bilhões para reduzir a emissão de enxofre na gasolina e óleo diesel. Os especialistas também vão cobrar durante o encontro a aprovação do projeto de lei 5979/2001, que regulamenta e federaliza as inspeções veiculares no país. O custo para colocar as inspeções em prática é o maiores obstáculo para a aprovação da matéria, uma vez que a inspeção anual é da ordem de R$ 50 por veículo, valor a ser pago pelo proprietário do carro.

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