Cassilândia, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

06/05/2004 09:16

Redivisão do Brasil é polêmica antiga

Agência Câmara

A reestruturação do território brasileiro é motivo de debates e polêmicas desde a proclamação da República. A maioria das constituições do País já procurou, de alguma forma, retomar a questão, criando novas unidades da Federação por meio de fusão ou desmembramento.
A Constituição de 1988, além de criar o estado do Tocantins, determinou a criação de uma Comissão de Assuntos Territoriais para debater, com maior critério, as demais sugestões que lhe foram encaminhadas. Durante o ano de 1989, a comissão concluiu pela necessidade de redivisão da Amazônia e sugeriu a criação do estado do Tapajós, pelo desmembramento de alguns municípios do Pará; além da criação dos territórios federais de Rio Negro e do Alto Solimões, pelo desmembramento do estado do Amazonas.
Essas sugestões não foram acatadas até hoje. Atualmente, tramitam no Congresso pelo menos 16 propostas de criação de novos estados e territórios. "A criação do Tocantins tem mostrado que a via mais efetiva de promoção do desenvolvimento é a redivisão territorial, mas é preciso separar o joio do trigo - os projetos sérios daqueles que não o são", alerta o deputado Sebastião Madeira (PSDB-MA). O parlamentar ressalta que a região a ser desmembrada precisa ter uma identidade sociocultural, "e o Maranhão tem uma identidade histórica."
Sebastião Madeira luta pela criação do estado do Maranhão do Sul, a partir da redivisão do seu estado.



Reportagem - Reportagem - Beth Veloso e Patrícia Araújo
Edição - Malena Rehbein


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)