Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rede pública oferece 80% das vagas no ensino médio.

Cecília Jorge / ABr - 22 de julho de 2004 - 13:58

Um estudo feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação, revela que a rede pública tem sido, cada vez mais, responsável pela oferta de vagas no ensino médio. A rede pública, hoje, responde por quase 80% das matrículas nesse nível escolar, de acordo com dados do Inep.

“Essa expansão da rede pública, além de ser positiva em si, pela ampliação das vagas destinadas à população, é positiva também no sentido de qualificar a rede privada, obrigando a rede privada também a melhorar a sua qualidade sob pena de perder os seus alunos”, avalia o presidente do Inep, Eliezer Pacheco.

Com a expansão da rede pública, a partir de 1980, o ensino particular tem reduzido sua representatividade no total de vagas oferecidas em todo o país. De acordo com o estudo do Inep, em 1971, 43,5% dos 1,1 milhão estudantes do ensino médio estudavam em escolas privadas. Em 2003, esse percentual caiu para 12,4% dos mais de nove milhões de matrículas. O estudo foi feito com base nos dados do Censo Escolar, realizado pelo Inep.

SIGA-NOS NO Google News