Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

15/08/2008 15:40

Rede Brasileira de Pesquisas sobre o Câncer em MS

CNPq

criação da Rede Brasileira de Pesquisas sobre o Câncer com MCT e MS

O câncer é hoje a segunda causa de morte em todas as regiões do Brasil, chegando a registrar mais de 120 mil óbitos em 2001 e somente superado pelas doenças cardiovasculares. Nos Estados Unidos este dado se estabeleceu em uma marca preocupante de 200 mil mortes na última década, segundo dados do The Economist.

Num esforço conjunto do Governo Federal, envolvendo o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Saúde, fundações de amparo à pesquisa estaduais, Instituto Pasteur de Montevidéu e o Ludwig Institute for Cancer Research, está se discutindo a criação da Rede Brasileira de Pesquisas sobre o Câncer, que irá lançar ações coordenadas para a unificação, por exemplo, da pesquisa básica e clínica do câncer no país.

"Os conhecimentos sobre este conjunto de doenças evoluiu de maneira impressionante. Apesar deste grande progresso, há ainda importantes lacunas no conhecimento sobre os mecanismos básicos, celulares, da doença, a relação da heterogeneidade molecular e da histopatologia com a evolução e desfecho clínico, e a eficiciência da numerosas abordagens para tratamento, cura ou melhoria da qualidade de vida. Esses parâmetros e determinantes são muito pouco conhecidos em nosso país. Ao mesmo tempo, o Brasil tem um grupo de pesquisadores e pesquisas altamente competentes que, embora ainda pouco expressivo em número, têm produzido resultados de elevado valor", explica o presidente do CNPq, Marco Antonio Zago, presidente da Comissão Coordenadora responsável em organizar o programa e viabilizar a estrutura inicial da rede.

Na próxima segunda-feira (18/08), a comissão se reunirá com pesquisadores especialistas que trabalham com tema câncer nas diversas abordagens de pesquisa, para ouvirem um retrato da pesquisa existente hoje no país, quais os gargalos encontrados e sugestões de ação que definirão estratégias de ação para a criação da rede.

A comissão é composta ainda por representantes da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), do Ministério da Saúde, da Secretária de Política e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED), do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Diretoria de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DCT) da FINEP, do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Saúde, e da Vice-presidência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (PDT) da Fundação Oswaldo Cruz.

A rede

Os resultados esperados com a criação da Rede são a implementação de uma estratégia de unificação de pesquisa básica, translacional e clínica sobre o câncer, de forma a permitir avanços no conhecimento, e fornecer subsídios para a tomada de decisões para as políticas de saúde, propiciando melhorias na qualidade de vida da população.



Assessoria de Comunicação do CNPq

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)