Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Redações vencedoras do concurso TCE

Flávio Teixeira - 25 de novembro de 2005 - 07:09

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, José Ancelmo dos Santos anuncia hoje, às 14 horas as redações vencedoras de alunos da 8ª série das redes estadual e municipal de ensino, do concurso TCE na Escola. A comissão julgadora do Concurso, formada por dois representantes do Estado, dois do município e cinco do TCE/MS, selecionou 66 trabalhos na primeira fase do concurso que obteve a participação de aproximadamente 5.200 estudantes.

Os três primeiros colocados receberão como prêmio um micro-computador completo, doado pela Suprimac; uma câmera fotográfica digital, oferecida pelas empresas H2L e Digitho Brasil e um aparelho celular pré-pago, doado pela Vivo. Além disso, a redação vencedora será publicada no Diário Oficial do Estado, no site do TCE/MS e na Revista Decisão. Já os alunos vencedores da primeira fase do concurso receberão Certificado de Participação e uma camiseta.

Segundo a Coordenadora da Comissão, professora Marisa Santos, da Assessoria de Relações Públicas do TCE, o grupo fez uma pré-seleção dos trabalhos e escolha das três melhores redações foi praticamente por unanimidade. “Encontramos trabalhos realmente excelentes e não foi fácil chegar aos três vencedores, tanto isso é verdade que a comissão resolveu criar mais uma categoria, a de criatividade e originalidade, que também receberá um prêmio” explicou.

De acordo com ela, foi registrada a participação de 42 escolas da rede municipal de ensino, com 2,5 mil redações e de 24 escolas da rede estadual na Capital, com 2,7 mil redações apresentadas, o que representa a participação de mais da metade dos alunos matriculados na oitava série. Para o presidente do TCE/MS, conselheiro José Ancelmo dos Santos, “estes números demonstram que o projeto foi um sucesso e que o objetivo de levar informação sobre a corte de contas aos jovens alunos foi atingido”.

A banca julgadora foi composta pelas professoras Maria de Fátima Regina Teixeira Pinheiro e Sônia Maria Araújo Ramos da Rede Estadual de Ensino; pelas professoras Cleide Pereira Gomes e Juliana Amaral Gaúna da Rede Municipal de Ensino e pelos servidores do TCE/MS, Márcia Cristina Kircheschi (Ouvidora), Flávio Teixeira (Assessor de Comunicação), Ana Paula Banyasz (assessora de Relações Públicas) Neyde Gonçalves Ribeiro (pedagoga) e Marisa Santos (professora).

Os temas centrais da redação foram “as funções do TCE/MS, controle das contas públicas, vigilância social sobre a administração pública e cidadania”. Para realizar o concurso, o TCE firmou um convênio com as Secretarias de Educação. O objetivo principal do projeto, segundo José Ancelmo, é possibilitar a assimilação de conceitos de cidadania, ética, controle de contas e conhecimentos sobre o funcionamento do TCE, auxiliando a formação dos alunos no que diz respeito ao exercício de seus direitos.

Flávio Teixeira

SIGA-NOS NO Google News