Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

16/09/2007 11:47

Recurso do prefeito acusado de prometer geladeira usada

TSE

O ministro Caputo Bastos (foto), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deu provimento ao Recurso Especial Eleitoral (Respe 28275) para que o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) prossiga no julgamento de recurso apresentado pelo prefeito de Ibicuitinga, eleito em 2004, Francisco Anailton Pinheiro Maia (PPS), que teria prometido uma geladeira usada em troca de votos.

Os mandatos do prefeito e seu vice foram cassados em primeira instância, mas o Tribunal Regional extinguiu o recurso sem resolução de mérito por considerar a ação intempestiva (ajuizada fora do prazo).

O TRE entendeu que “em se tratando de eleições 2004 resguarda-se a observância do prazo de cinco dias para a interposição de Representação fundada nos artigos 73 e 41-A da Lei 9.504/97, contados do conhecimento provado ou presumido dos fatos”.

No entanto, de acordo com o acórdão do TRE, a suposta doação da geladeira em troca de votos, que configura hipótese do artigo 41-A da Lei 9.504/97 (Lei das Eleições), teria ocorrido no início do mês de setembro de 2004, e a Representação só foi ajuizada em 15 de outubro daquele ano, extrapolando o prazo de cinco dias.

O ministro Caputo Bastos, na decisão monocrática (individual), alega, respaldado na jurisprudência do TSE, que a ação fundada em ofensa ao artigo 41-A da Lei 9504/97 (Lei das Eleições) pode ser ajuizada até a data da diplomação, o que é o caso do recurso.

O artigo 41-A define que “constitui captação de sufrágio, vedada por esta Lei, o candidato doar, oferecer, prometer, ou entregar, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição, inclusive, sob pena de multa de mil a cinqüenta mil UFIR, e cassação do registro ou do diploma, observado o procedimento previsto no art. 22 da Lei Complementar n. 64, de 18 de maio de 1990”.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)