Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/01/2006 11:23

Reconhecimento de curso superior só com avaliações

Vitor Abdala/ABr

O resultado do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade) e a avaliação institucional das faculdades também serão considerados no reconhecimento de um curso superior pelo Ministério da Educação (MEC). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) deve começar, em março, nova avaliação dos cursos de graduação brasileiros.

O novo modelo será discutido e votado na Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Conaes) no dia 31 de janeiro. A Conaes ainda precisa aprovar a nova avaliação para que ela entre em vigor, mas o diretor de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior, Dilvo Ristoff, adiantou alguns pontos do novo modelo.

Segundo ele, a base continuará sendo a análise do corpo docente, do projeto pedagógico e das instalações, como laboratórios e bibliotecas, como já acontece hoje. A diferença é que, a partir de março, a avaliação dos cursos também levará em consideração o Enade, que substituiu o Provão, e a avaliação institucional das faculdades.

Ristoff explica que os avaliadores do Inep vão considerar, por exemplo, o uso que as instituições fazem dos relatórios de desempenho gerados pelo Enade. "Cada um dos 2.184 cursos que fizeram o Enade no ano passado recebeu um relatório de 35 páginas com o desempenho dos alunos. De forma que o coordenador e os professores do curso podem saber se seus ingressantes ou concluintes estão em fase avançada, intermediária ou inicial da aprendizagem. Esse novo instrumento vai analisar o uso que foi feito desse relatório pela instituição", disse.

A nova avaliação dos cursos também levará em conta a real aplicação nos cursos de graduação das políticas e propostas apresentadas pelas instituições superiores em seus planos de desenvolvimento.

A expectativa é avaliar, já em 2006, pelo menos dois mil dos mais de 18 mil cursos superiores existentes no Brasil, com o novo modelo. A avaliação dos cursos compõe o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), juntamente com o Enade e a avaliação institucional, e funciona como instrumento para autorizar ou não o reconhecimento ou a renovação do reconhecimento de um curso. Um curso não reconhecido não pode emitir diplomas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)