Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/06/2004 16:23

Reconhecimento da atividade rural deverá ser mais fácil

AgPrev

O Ministério da Previdência Social e o INSS, em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), farão uma série de ações para tornar mais ágeis os procedimentos referentes à concessão de benefícios rurais.

As medidas foram solicitadas durante o “Grito da Terra Brasil 2004”, manifestação coordenada pela Contag, que propõe negociação de políticas públicas para solucionar problemas emergenciais dos trabalhadores rurais.

A primeira ação é o treinamento dos servidores do INSS para atualizar e uniformizar os procedimentos referentes à comprovação da atividade no campo para fins de concessão de benefícios rurais. O objetivo é facilitar o reconhecimento da atividade rural durante o atendimento do segurado.

A primeira etapa da capacitação acontece na próxima semana, entre segunda (14) e sexta-feira (18), em Fortaleza (CE). Serão capacitados 24 servidores do INSS dos estados do Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. Também haverá a participação de 10 representantes da Contag.

Entre os assuntos a serem abordados no treinamento estão o histórico do trabalhador rural no contexto social e previdenciário, o enquadramento previdenciário dos trabalhadores rurais, as regras de contribuição e de acesso aos benefícios de segurado especial e a comprovação da atividade rural.

Demais ações - Outra medida para auxiliar a concessão de benefícios rurais é a confecção da Cartilha do Trabalhador Rural, uma publicação didática que tem o objetivo de esclarecer e informar aos trabalhadores do campo os seus direitos e deveres perante à Previdência. A cartilha será distribuída nas Agências da Previdência Social, nas federações dos trabalhadores na agricultura e nos sindicatos de trabalhadores rurais.

A criação de novas agências do INSS e a intensificação do Programa de Educação Previdenciária (PEP) na área rural foram outras solicitações dos trabalhadores do campo. A Contag fará um levantamento de quais localidades rurais têm mais carência de serviço previdenciário para verificar a real necessidade da ampliação da rede de atendimento. O PEP fará convênio nacional com a Contag com o objetivo de disseminar informações, oferecer orientação e ampliar a cobertura previdenciária dos trabalhadores rurais.

Outra solicitação já atendida foi a retomada das negociações sobre o Projeto de Lei nº 6.548/2002, que estabelece a contribuição rural. Hoje, a legislação previdenciária prevê que o trabalhador rural tem direito à aposentadoria desde que comprove o exercício da atividade rural. Contudo, o benefício é limitado ao valor de um salário mínimo. Com a contribuição rural, o trabalhador terá a oportunidade de se aposentar com um valor superior e proporcional à sua contribuição.

O trabalho para eliminar o represamento dos processos de benefícios dos trabalhadores rurais nas Agências da Previdência Social foi outra solicitação feita pelo movimento “Grito da Terra Brasil 2004”. Em relação a essa solicitação, o INSS fará uma análise das ações possíveis.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)