Cassilândia, Sexta-feira, 16 de Novembro de 2018

Últimas Notícias

16/10/2018 15:30

Recém-nascida morre após transporte em ambulância com problemas

Correio do Estado

Uma gêmea recém-nascida morreu dentro de uma ambulância no último sábado (13), após ser transportada de Três Lagoas a Campo Grande. O caso aconteceu em Três Lagoas quando a mãe das meninas, de 23 anos, chegou ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora para o parto urgente, sem a estrutura de Unidade de terapia intensiva Neonatal.

De acordo com o Perfil News, a mãe precisava realizar o procedimento do parto em uma UTI Neonatal. No entanto, o único hospital da região que oferece o serviço não atendia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O parto ainda foi realizado no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora mas foi solicitada uma ambulância UTI do município para fazer o transporte até Campo Grande.

PESADELO

De acordo com o relato do médico que acompanhava a recém-nascida no transporte, o ventilador de transferência apresentou problema e a incubadora parou de aquecer.

O ar condicionado do veículo, que também poderia ajudar a equilibrar a temperatura, de acordo com o médico, apresentou defeito e não conseguiu resfriar ou aquecer o ar no interior do veículo. A menina chegou viva ao hospital em Campo Grande, mas após três não resistiu e morreu na Santa Casa.

A ambulância retornou a Três Lagoas e a tarde, a segunda menina precisou da UTI neonatal. Foi solicitada a transferência, mas o médico que acompanhou a primeira criança não autorizou o transporte devido os problemas técnicos na ambulância e na incubadora na primeira viagem.

MANDADO DE SEGURANÇA

A família conseguiu um Mandado de Segurança exigindo que o município transferisse a criança ao hospital Cassems, sob pena de multa de R$ 5 mil por hora de descumprimento da sentença.

Entretanto, antes que a sentença fosse publicada, o hospital autorizou a transferência para Campo Grande, com a justificativa da situação da recém-nascida.

O HOSPITAL

Segundo o hospital, a equipe de enfermagem fez o check-list de vistoria nos equipamentos e garantiu que o transporte da criança estaria seguro. Dessa forma, quando a liminar foi expedida, a criança já estava a caminho de Campo Grande. A criança chegou a tempo de receber o tratamento adequado na capital.

PREFEITURA

A Prefeitura de Três Lagoas esclareceu por meio de nota, nesta segunda-feira (15) e informou que a Secretaria de Saúde não foi acionada para atender o caso. Além disso, pontuou que a ambulância está equipada para atendimento de emergência e que o aparelho que apresentou defeito pertence ao hospital Auxiliadora.

Sobre a instalação de UTI Neonatal, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora afirmou que tem projetos para atender aos recém-nascidos de alto risco, mas faltam recursos para investimento.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 15 de Novembro de 2018
09:00
Santo do dia
Quarta, 14 de Novembro de 2018
09:00
Santo do dia
Terça, 13 de Novembro de 2018
17:57
Cassilândia/Paranaiba/Chapadão
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)