Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Receita reduz IPI para carros adquiridos da fábrica

Wellton Máximo , ABr - 02 de janeiro de 2009 - 18:12

Brasília - O consumidor que comprar veículos diretamente da fábrica também será beneficiado com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Um decreto publicado hoje (2) em edição extraordinária do Diário Oficial da União estende o benefício a quem, por exemplo, adquire carros por meio da página da montadora na internet.

Segundo a Receita Federal, o decreto foi necessário porque não estava claro se a redução das alíquotas do IPI na compra de veículos, anunciada pelo governo no mês passado, estava limitada às aquisições nas revendedoras.

De acordo com o órgão, quem efetuou a compra na fábrica, mas ainda não recebeu o veículo, pagará menos IPI. O consumidor que já tomou posse do automóvel, no entanto, não terá direito ao desconto.

O decreto também reduziu em 50% o IPI na aquisição de veículos do modelo Kombi, que não havia sido contemplada com a desoneração.

No início do mês passado, a equipe econômica anunciou a redução do IPI na compra de veículos para estimular as vendas da indústria automotiva, que haviam sido prejudicadas com a restrição do crédito após o agravamento da crise internacional. Para carros populares, de até 1 mil cilindradas, a alíquota caiu para zero.



SIGA-NOS NO Google News