Cassilândia, Segunda-feira, 26 de Junho de 2017

Últimas Notícias

23/01/2015 15:18

Receita modifica regras do IOF para Pessoa Física

João Pamplona

A alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em empréstimos bancários para Pessoas Físicas subiu de 1,5% para 3%. A regulamentação, feita pela Receita Federal, foi feita por meio de Instrução Normativa (IN) publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 23 de janeiro.

A medida anunciada pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, já está em vigor. De acordo com o texto da IN, o IOF incidirá no período que vai desde a ocorrência do fato gerador até a data do vencimento de cada parcela do direito creditório alienado à factoring, no caso de mutuário.

Para a Pessoa Física, a alíquota será de 0,0082% ao dia, acrescida da alíquota adicional de 0,38%. No caso da Pessoa Jurídica, será utilizada a alíquota de 0,0041% ao dia, acrescida da alíquota adicional de 0,38%.

Microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo regime do Simples Nacional, em que o valor seja igual ou inferior a R$ 30 mil, estarão sujeitas à alíquota de 0,00137% ao dia, acrescida da alíquota adicional de 0,38%.

Ao dobrar a alíquota do IOF de 1,5% para 3% em operações para pessoa física, o decreto aumentou, especificamente, a alíquota de 0,0041% ao dia, limitada a 365 dias, para 0,0082% ao dia, também limitada a 365 dias, mantendo a alíquota de 0,38% em cada transação, independentemente de prazo.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 26 de Junho de 2017
Domingo, 25 de Junho de 2017
15:50
Cassilândia
Sábado, 24 de Junho de 2017
23:07
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)