Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Receita libera amanhã consulta ao último lote

Edla Lula/ABr - 08 de dezembro de 2005 - 16:42

A Receita Federal libera amanhã (9), a partir das 8 horas, a consulta ao 7º e último lote de restituição do imposto de renda. O contribuinte que não estiver contemplado neste lote caiu na chamada malha fina e deverá ter a prestação de contas examinada em detalhe. Segundo dados da Receita, 900 mil pessoas foram retidas este ano.

De acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, a grande maioria dos contribuintes foi retida por suspeita de que tenha omitido informações referentes aos seus próprios rendimentos, de dependentes ou rendimentos oriundos de aluguéis.

Outra razão possível para desconfiança da Receita é o alto valor apresentado em despesas médicas. "Infelizmente, a Receita Federal não pode, pela declaração, saber se o contribuinte é honesto ou não. Então, quando o volume da despesa é alto, é preciso reter para verificar os documentos", explicou Adir.

Neste último lote foram processadas 329.141 declarações. Deste total, 151.514 correspondem a impostos a restituir, somando R$ 150,5 milhões. Outros 99.133 contribuintes terão que pagar imposto no total de R$ 39,5 milhões. De acordo com a Receita, 78.494 declarações tiveram saldo zero de imposto – nem pagam, nem recebem.

Este ano, a Receita está apresentando em seu site a informações sobre as razões que levaram o órgão a reter o imposto e as formas para regularizar a situação do contribuinte. É preciso apenas o número do CPF e do recibo da declaração para acessar os dados. O endereço da Receita Federal na internet é www.receita.fazenda.gov.br

Para saber se está no próximo lote, basta acessar o site ou ligar para o Receitafone: 0300-78-0300.

SIGA-NOS NO Google News