Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Receita já recebeu mais de 178 mil declarações do IR

Daniel Lima, ABr - 03 de março de 2009 - 12:03

Brasília - O número de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2009 enviadas à Receita Federal pela internet já chega a 178 mil na manhã de hoje (3), segundo dia do prazo para entrega do documento. É praticamente o dobro do número de declarações enviadas em igual período do ano passado, segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir.

O prazo para a entrega da declaração começou ontem (2) e vai até 30 de abril. Muitos contribuintes com direito à restituição podem ter agilizado o envio do documento na expectativa de serem incluídos nos primeiros lotes após os idosos, que têm prioridade.

Joaquim Adir também informou que o calendário de liberação dos lotes de restituição do Imposto de Renda ainda não foi definido. Tradicionalmente, a Receita Federal começar a fazer a liberação a partir de junho em sete lotes consecutivos até dezembro de cada ano. “Na verdade, os idosos têm a prioridade e devem receber no primeiro lote. Ainda não temos essa verificação, se há mais alguém [além dos idosos], qual o tamanho do lote. Isso tudo será estudado mais à frente.”

Só ontem foram entregues 142.680 declarações. No início do dia, chegou a haver uma certa lentidão nos downloads (transferência do programa dos computadores da Receita para os computadores dos contribuintes). O processo foi normalizado, segundo Joaquim Adir, no início da tarde.

O supervisor alerta que, além de copiar o programa gerador da declaração do Imposto de Renda, o contribuinte precisa instalar no computador aquele que faz a transmissão das informações para a Receita Federal, chamado de Receitanet. O órgão não fez um balanço sobre a quantidade de aplicativos baixados desde ontem.


SIGA-NOS NO Google News