Cassilândia, Segunda-feira, 12 de Novembro de 2018

Últimas Notícias

19/10/2018 18:00

Receita Federal vai premiar bons pagadores de impostos

Correio do Estado

 

A Receita Federal implementará um programa para premiar empresas que são boas pagadoras de impostos, dando prioridade a suas restituições, crédito tributário e atendimento.

Em nota divulgada ontem, o órgão informou que abriu uma consulta pública para receber opiniões sobre o programa, batizado de Pró-Conformidade, até o dia 31.

De acordo com o órgão, os contribuintes serão classificados em três categorias, A, B ou C, dependendo do grau de risco que representam.

Segundo a Receita, são quatro os critérios que influenciarão na classificação das empresas: situação cadastral regularizada, confiabilidade das informações prestadas, rapidez na apresentação de declarações e adimplência.

“A proposta se inspira em boas práticas adotadas por outras administrações tributárias, seguindo modelo mundialmente reconhecido de favorecimento às práticas de conformidade tributária”, afirmou a Receita por meio da sua assessoria de imprensa.

As empresas com a melhor classificação terão benefícios. Quem se enquadrar na categoria A terá prioridade no recebimento de restituições e créditos tributários para abatimento de impostos, além preferência no atendimento de demandas.

Além disso, será alertado pela Receita assim que alguma irregularidade for detectada, o que dará tempo a esse contribuinte de corrigir o problema antes de ser multado.

“O objetivo da Receita Federal é criar condições mais favoráveis aos contribuintes que têm um bom relacionamento com o Fisco, facilitando o cumprimento de suas obrigações e lhes prestando atendimento eficiente e ágil, quando demandarem”.

Por outro lado, o contribuinte da categoria C se sujeitará a ser incluído em um regime mais rigoroso de fiscalização e até perder benefícios fiscais.

As notas serão estabelecidas com base nos últimos três anos de relação das empresas com o Fisco.

O que prevê

O Pró-Conformidade é fundamentado pelos princípios do Respeito ao Cidadão, Integridade, Legalidade, Transparência Fiscal, Boa-fé, Segurança Jurídica, Capacidade Colaborativa e Concorrência Leal, sendo os seguintes motivos apresentados pela RFB para a criação do programa:

– Estimular os contribuintes a adotarem boas práticas, evitando desvios de condutas e elevando o cumprimento da legislação;
– Fundamentar, no Princípio Constitucional da Moralidade, vinculando a honradez no pagamento dos tributos a conceitos baseados na ética ou anticorrupção e redução de vantagens competitivas injustas;
– Privilegiar contribuintes que exerçam suas atividades em consonância com a ordem tributária;
– Atuação cooperativa entre o fisco e o contribuinte, facilitando a realização do crédito tributário e seu pagamento, orientando e apoiando o contribuinte, visando evitar litígios e a constituição de débitos em face dos contribuintes dolosos;
– Alinhamento com a metodologia da OCDE, estabelecendo classificação dos contribuintes conforme histórico recente.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 12 de Novembro de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Domingo, 11 de Novembro de 2018
09:00
Santo do dia
Sábado, 10 de Novembro de 2018
09:00
Santo do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)