Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/06/2008 06:05

Receita fará operação inédita contra sonegadores do INSS

Daniel Lima, ABr

Brasília - A Receita Federal do Brasil inicia na próxima segunda-feira (23) uma grande operação de combate à sonegação nas contribuições previdenciárias, dentro da Estratégia Nacional de Autuação Fiscal (Enaf) para o ano de 2008.

Na próxima semana, 1,7 mil empresas começam a ser visitadas pelos fiscais da Receita, mas o número total de empresas com indícios de sonegação na contribuição previdenciária que serão investigadas nesta etapa chegará a 6.455.

As divergências foram possíveis após a fusão da Receita Federal com a Receita Previdenciária, que possibilitou o cruzamento entre as informações dos dois órgãos. A Receita ainda não sabe estimar o valor total da sonegação.

"É praticamente impossível nessa fase. O que nós identificamos foi a divergência de base de cálculo", disse o secretário-adjunto da Receita Federal do Brasil, Paulo Ricardo Cardoso.

Pelo cruzamento de dados, a Receita Federal descobriu que R$ 15 bilhões em remuneração paga aos empregados e prestadores de serviço dessas empresas não tiveram o devido recolhimento previdenciário.

"Cada caso é um caso e a alíquota da contribuição previdenciária depende do vínculo que o prestador de serviço tem com a empresa, se autônomo, se com vínculo empregatício etc.", explicou Paulo Ricardo.

O secretário orientou essas empresas a corrigir o erro nas declarações e a pagar os impostos devidos, exceto as 1,7 mil que começam a ser visitadas pela fiscalização na próxima segunda-feira.

Segundo o coordenador-geral de fiscalização, Marcelo Fisch, a taxa de resultado nesses casos chega a 92%. Ou seja, esse deve ser o percentual confirmado de sonegação.

Essa é a terceira etapa da Enaf e a primeira vez que a Receita Federal faz esse tipo de fiscalização com foco na contribuição previdenciária. A Enaf de 2008 começou a ser realizada em março com foco nas pessoas físicas. A segunda etapa envolve empresas e pessoas físicas.




Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)