Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Receita: contribuinte pode conferir se caiu malha fina

Aline Rocha / Campo Grande News - 16 de junho de 2005 - 16:08

O contribuinte já pode descobrir se ficou retido na malha fina da Receita Federal. Os que já obtiveram a certificação digital podem acompanhar através do serviço que está disponível na página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br).
Além de receber informações sobre o andamento da declaração, o contribuinte com certificação digital poderá solucionar as pendências sem sair de casa. Conforme informações da Receita, um dos erros que retêm a declaração para análise minuciosa são as divergências entre os dados fornecidos pelo contribuinte na declaração com os informados pela fonte pagadora na Dirf (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte).
Com a certificação digital, a Receita tem a certeza de que as informações só estão sendo acessadas pelo próprio contribuinte, eliminando qualquer tentativa de fraude.
Os certificados são emitidos pelos bancos, por meio de convênio firmado pela Receita com a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), além do Banco do Brasil, Serpro, Serasa e uma empresa privada. A certificação tem um custo atual de R$ 200, mas a Receita espera que a popularização da tecnologia reduza o valor para cerca de R$ 50.
O e-CPF e o e-CNPJ, nomes comerciais dados aos certificados digitais tipo A3, seguem as regras da Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP) Brasil. Com informações da Receita Federal.

SIGA-NOS NO Google News