Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Receita ainda espera 57% das declarações em MS

Fernanda Mathias e Paulo Fernandes / Campo Grande News - 18 de abril de 2006 - 15:32

A 10 dias do encerramento do prazo para declaração do imposto de renda, que ocorre dia 28 de abril, a Receita Federal ainda espera 57% das declarações de contribuintes em Mato Grosso do Sul, fato que gera preocupação. “O número de declarações até o momento é muito pequeno”, diz o delegado substituto Roberto Silva Júnior.

São 97.180 computadas até amanhã de um total esperado de 230 mil no Estado. O contribuinte que não declarar até o dia 28 recebe multa de 1% ao mês, podendo chegar a 20% do valor do imposto devido. A multa mínima é de R$ 165,74.

O presidente do Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de Mato Grosso do Sul), Carlos Rubens de Oliveira, afirma que de um modo geral os contadores estão estranhando a baixa movimentação no período. No caso de seu escritório, estima redução de movimento de pelo menos 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Porém, ressalta, Oliveira, desde hoje o movimento tem se intensificado e os que deixaram para a última hora podem enfrentar transtornos para fazer a declaração.

Dentre os contribuintes que não fizeram a declaração, o argumento principal é que não tiveram tempo ainda de providenciar documentos necessários. O bancário e pecuarista Francisco Fernandes, 46 anos, disse que espera chegar documentação ligada às movimentações pecuárias e que já se acostumou a entregar a declaração pela internet às vésperas do vencimento do prazo. Darla Leite Soares, 63 anos, disse que seu marido já declarou e que acredita que a burocracia atrapalha o processo.

SIGA-NOS NO Google News