Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Recadastramento de pescadores do país até abril

Keite Camacho/ABr - 12 de março de 2006 - 08:16

O recadastramento dos pescadores do país deve estar completo até o fim de abril. A informação é do ministro José Fritsch, da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca. O objetivo, segundo ele, é "ordenar melhor a atividade, eliminando os falsos pescadores". O estágio atual do levantamento revela que entre 20% e 25% dos cadastrados não exerciam a atividade.

"O recadastramento começou no ano passado e se encerra no fim deste mês em alguns estados, podendo levar todo o mês de abril para ser concluído em outros. Vamos colocar um ponto final naquela situação constrangedora que apareceu em todos os estados, de ter no cadastro pessoas que não eram pescadoras. Com o recadastramento, eliminaremos todos estes falsos pescadores", disse.

Fritsch disse que alguns falsos pescadores acabaram recebendo benefícios, como crédito específico para o setor. "Nenhum deles terá mais acesso ao Seguro-Defeso, por exemplo".

Segundo Fritshc, uma ação conjunta com o Ministério do Trabalho vai permitir o cruzamento das informações. "Isso vai impedir que alguém que não seja pescador ou que tenha outra atividade econômica possa receber o seguro defeso", assegurou.

O ministro disse que a maior dificuldade para o recadastramento está nos estados da Amazônia. "É um trabalho mais difícil de fazer, porque tem que fazer tudo de barco. Fizemos várias parcerias, inclusive com os governos estaduais para resolver isso", ressaltou.

Para quem não recebeu a equipe de recadastramento, o ministro sugere que procure a colônia de pescadores, associação, sindicato ou cooperativa de pesca, ou mesmo o escritório da secretaria, que existe em cada estado.

Após concluído o cadastro, as novas carteiras dos pescadores serão emitidas. O ministro destacou, no entanto, que serão mais seguras, pois serão feitas com papel da Casa da Moeda. "O papel da Casa da Moeda é mais difícil de ser falsificado", afirmou.

SIGA-NOS NO Google News