Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Recadastramento da tarifa baixa renda vai até dia 30

Assessoria de imprensa - 23 de novembro de 2011 - 10:50

A tarifa social é um benefício que surgiu para ajudar os clientes da classe baixa renda a ter o conforto da energia elétrica a um custo proporcional ao seu orçamento doméstico. Os descontos são aplicados de acordo com a faixa de consumo: 65% para os primeiros 30 kWh, 40% no intervalo de 31 a 100 kWh e, para a faixa de consumo até 220kWh, 10%.

Para conceder o benefício a Agência Nacional de Energia Elétrica estabeleceu um calendário de recadastramento e, por isso, a Enersul, orientada pela Política de Sustentabilidade da Rede Energia, mantém a divulgação sistemática dos prazos e dos requisitos que essa classe de consumidores precisa observar para se manter dentro deste programa social. A etapa agora está vinculada à faixa de consumo que vai até 30 kWh. Todo cliente baixa renda que ainda não se recadastrou, tem até o último dia deste mês (30 de novembro) para apresentar, em qualquer loja de atendimento da Enersul, os documentos pessoais, uma conta de energia elétrica da residência onde mora e o Número de Inscrição Social (NIS), um documento expedido pelas Secretarias de Ação Social que comprova a condição econômica dessas famílias.

A Empresa esclarece ainda que o consumidor que deixou de atualizar seus dados nas datas anteriores do calendário de recadastramento pode recuperar o benefício, aproveitando mais essa etapa definida pela Aneel até o dia 30 de novembro. Feito isso, ele será reintregrado ao programa Tarifa Social Baixa Renda.

AJUSTES
Por determinação da Agência Reguladora do setor elétrico, o critério anterior que concedia tarifa social a toda unidade residencial com consumo médio anual de até 79 kWh, deixa de existir a partir de 1º de dezembro. A mudança nas regras visou excluir do benefício imóveis de luxo com pouco uso, a exemplo de flats, casas de veraneio, chácaras como as do Parque dos Poderes e até os pesqueiros no Pantanal que, normalmente, registram por ano uma média baixa de consumo de energia elétrica. O critério agora é pelo perfil social.

AGILIDADE
Para facilitar a atualização dos cadastros do cliente baixa renda, a Enersul dispõe de estrutura de atendimento nas 73 cidades de sua área de concessão. Além disso, todos os colaboradores foram orientados quanto às novas regras passando a ser multiplicadores dessas informações nas comunidades onde prestam serviço. O empenho da distribuidora é para que nenhuma família, com direito ao benefício, fique fora do programa tarifa social baixa renda.

SIGA-NOS NO Google News