Cassilândia, Terça-feira, 29 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

23/09/2003 14:17

Rebanho peripantaneiro a um passo da exportação

Eudete Pelinkar

O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - Mapa, através de seu diretor departamento de defesa animal, João Crisóstomo Mauad Cavalléro, informou ao Presidente da Famasul Leôncio de Souza Brito Filho que uma missão européia está se preparando para vir a Mato Grosso do Sul fazer os primeiros contatos para a comercialização do rebanho dos 14 municípios peripantaneiros. "João Cavalléro acabou de chegar de Bruxelas e trouxe a boa notícia para os produtores sul-mato-grossenses", comemorou Léo Brito.

Segundo Léo Brito, já no próximo mês, dias 5 e 6 de outubro os técnicos do Mapa virão à Campo Grande para uma reunião preparatória onde levantarão informações gerais sobre o gado desses municípios. " Este é apenas o começo, eles vem conversar com nós os produtores, com o Iagro e a Delegacia Federal da Agricultura - DFA".

A vistoria da missão está prevista para o 2004 entre os meses de abril e junho, quando os técnicos farão um levantamento completo sobre a sanidade do rebanho, verificando a rastreabilidade, a capacidade de identificar um eventual problema sanitário e o controle da movimentação de animais.

Com um rebanho de cerca de 8 milhões cabeças, os produtores dos 14 municípios peripantaneiros estão impedidos de exportar carne para a Comunidade Econômica Européia desde 1991, apesar do pantanal ser considerado pelo estado como área livre de febre aftosa desde 1997.

A liberação deste rebanho para exportação é uma reivindicação da Comissão Estadual de Pecuária de Corte da Famasul, que já há algum tempo vem mantendo contatos com o Ministério da Agricultura e mostrando que este impedimento esta prejudicando os pecuaristas e desestimulando novos investimentos na região.






Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 28 de Setembro de 2020
10:08
Campo Grande
Domingo, 27 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)