Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rebanho peripantaneiro a um passo da exportação

Eudete Pelinkar - 23 de setembro de 2003 - 14:17

O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - Mapa, através de seu diretor departamento de defesa animal, João Crisóstomo Mauad Cavalléro, informou ao Presidente da Famasul Leôncio de Souza Brito Filho que uma missão européia está se preparando para vir a Mato Grosso do Sul fazer os primeiros contatos para a comercialização do rebanho dos 14 municípios peripantaneiros. "João Cavalléro acabou de chegar de Bruxelas e trouxe a boa notícia para os produtores sul-mato-grossenses", comemorou Léo Brito.

Segundo Léo Brito, já no próximo mês, dias 5 e 6 de outubro os técnicos do Mapa virão à Campo Grande para uma reunião preparatória onde levantarão informações gerais sobre o gado desses municípios. " Este é apenas o começo, eles vem conversar com nós os produtores, com o Iagro e a Delegacia Federal da Agricultura - DFA".

A vistoria da missão está prevista para o 2004 entre os meses de abril e junho, quando os técnicos farão um levantamento completo sobre a sanidade do rebanho, verificando a rastreabilidade, a capacidade de identificar um eventual problema sanitário e o controle da movimentação de animais.

Com um rebanho de cerca de 8 milhões cabeças, os produtores dos 14 municípios peripantaneiros estão impedidos de exportar carne para a Comunidade Econômica Européia desde 1991, apesar do pantanal ser considerado pelo estado como área livre de febre aftosa desde 1997.

A liberação deste rebanho para exportação é uma reivindicação da Comissão Estadual de Pecuária de Corte da Famasul, que já há algum tempo vem mantendo contatos com o Ministério da Agricultura e mostrando que este impedimento esta prejudicando os pecuaristas e desestimulando novos investimentos na região.






SIGA-NOS NO Google News