Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

01/10/2012 13:04

Rebanho de MS já tem estudo epidemiológico de tuberculose

Secom

Campo Grande (MS) – Publicado no Diário Oficial do Estado de hoje (1º) a Portaria Iagro nº 2.630, que autoriza o estudo epidemiológico de tuberculose em bovinos e bubalinos em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a publicação, os estudos seguem os critérios e orientações estabelecidos no Manual de Procedimentos de Estudo Epidemiológico da Brucelose e da Tuberculose, do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (Pncebt) e do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A participação dos produtores rurais é voluntária mediante a assinatura de um termo de compromisso, e as propriedades são sorteadas aleatoriamente, considerando a existência de fêmeas reprodutoras bovinas e bubalinas com mais de 24 meses. Caso o produtor opte por não participar do estudo é realizada a substituição de acordo com o Manual de Procedimentos de Estudo Epidemiológico e Brucelose e Tuberculose.

Segundo a diretora-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Cristina Carrijo, os estudos já tiveram início. “Nosso corpo técnico passou por um treinamento para realizar os testes e nossa intenção é detectar no Estado quantas ocorrências de tuberculose e qual o comportamento que deveremos adotar diante das mesmas. Esperamos terminar as coletas até dezembro”, finalizou Cristina.

O levantamento epidemiológico será realizado exclusivamente pela Iagro. O produtor que tiver animais reagentes positivos ao teste tuberculínico terá os mesmos sacrificados no prazo de 30 dias, com acompanhamento do Serviço Oficial do Estado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)