Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rebanho de MS já tem estudo epidemiológico de tuberculose

Secom - 01 de outubro de 2012 - 13:04

Campo Grande (MS) – Publicado no Diário Oficial do Estado de hoje (1º) a Portaria Iagro nº 2.630, que autoriza o estudo epidemiológico de tuberculose em bovinos e bubalinos em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a publicação, os estudos seguem os critérios e orientações estabelecidos no Manual de Procedimentos de Estudo Epidemiológico da Brucelose e da Tuberculose, do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (Pncebt) e do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A participação dos produtores rurais é voluntária mediante a assinatura de um termo de compromisso, e as propriedades são sorteadas aleatoriamente, considerando a existência de fêmeas reprodutoras bovinas e bubalinas com mais de 24 meses. Caso o produtor opte por não participar do estudo é realizada a substituição de acordo com o Manual de Procedimentos de Estudo Epidemiológico e Brucelose e Tuberculose.

Segundo a diretora-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Cristina Carrijo, os estudos já tiveram início. “Nosso corpo técnico passou por um treinamento para realizar os testes e nossa intenção é detectar no Estado quantas ocorrências de tuberculose e qual o comportamento que deveremos adotar diante das mesmas. Esperamos terminar as coletas até dezembro”, finalizou Cristina.

O levantamento epidemiológico será realizado exclusivamente pela Iagro. O produtor que tiver animais reagentes positivos ao teste tuberculínico terá os mesmos sacrificados no prazo de 30 dias, com acompanhamento do Serviço Oficial do Estado.

SIGA-NOS NO Google News