Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Real lidera perdas frente ao dólar

23 de novembro de 2008 - 08:44

O real teve a maior perda frente ao dólar nos últimos seis meses, quando se leva em consideração uma cesta com as dez principais moedas das maiores economias mundiais. A seleção das moedas analisadas foi feita pelo ranking das nações no PIB mundial, sendo que vários países europeus aparecem sob o "guarda-chuva" do euro.

Nos seis meses compreendidos entre 14 de maio - antes do início da fase mais aguda da crise financeira internacional - e 14 de novembro de 2008, a moeda americana teve alta de 37,34% frente ao real. Na Coréia do Sul, a cotação do dólar frente ao won local teve valorização de 36,15%, enquanto no Reino Unido o dólar ficou 31,37% frente à libra esterlina.

“O real tinha sido a moeda que mais tinha se valorizado frente ao dólar antes da crise. Então, é natural que haja um ajuste e ele se desvalorize mais nesse contexto”, diz o professor de economia da PUC-SP Antônio Correa de Lacerda. Pelo levantamento, o real perdeu valor frente a todas as principais moedas mundiais.

“No semestre anterior, houve uma desvalorização excessiva do dólar frente ao real, o chamado ‘undershooting’. É um processo que está se revertendo no outro sentido agora, o chamado ‘overshooting’, com uma desvalorização excessiva do real”, concorda o economista-chefe do Banco ABC Brasil, Luís Otávio Leal. Pena dupla Segundo os especialistas, o processo cambial brasileiro é penalizado de modo duplo.

De um lado, explica Leal, o Brasil faz parte do grupo dos países emergentes, que “estão no bojo de uma estratégia de desalavancagem (retirada de ativos), por serem considerados como mercados de risco mais alto”.

Além disso, ele faz parte de outro grupo dentro dos emergentes: aqueles que têm suas exportações fortemente atreladas a matérias-primas (commodities), cujo preço está caindo no mercado mundial. Outros países que se encaixam nesse grupo – México e Rússia, por exemplo – também têm registrado perdas na cotação de suas moedas frente ao dólar.

Segundo o professor Lacerda, a valorização do dólar frente ao real pode ser positiva para a economia brasileira. “Aumenta a competitividade de nossos produtos para concorrer com os importados e para ganhar espaços nas exportações”, afirma.

Lacerda diz acreditar que o lado negativo da desvalorização cambial – maior pressão sobre os preços – deve ser compensada pela queda do preço tanto das commodities agrícolas dos produtos industriais.





Portal G1

SIGA-NOS NO Google News