Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

23/11/2008 08:44

Real lidera perdas frente ao dólar

O real teve a maior perda frente ao dólar nos últimos seis meses, quando se leva em consideração uma cesta com as dez principais moedas das maiores economias mundiais. A seleção das moedas analisadas foi feita pelo ranking das nações no PIB mundial, sendo que vários países europeus aparecem sob o "guarda-chuva" do euro.

Nos seis meses compreendidos entre 14 de maio - antes do início da fase mais aguda da crise financeira internacional - e 14 de novembro de 2008, a moeda americana teve alta de 37,34% frente ao real. Na Coréia do Sul, a cotação do dólar frente ao won local teve valorização de 36,15%, enquanto no Reino Unido o dólar ficou 31,37% frente à libra esterlina.

“O real tinha sido a moeda que mais tinha se valorizado frente ao dólar antes da crise. Então, é natural que haja um ajuste e ele se desvalorize mais nesse contexto”, diz o professor de economia da PUC-SP Antônio Correa de Lacerda. Pelo levantamento, o real perdeu valor frente a todas as principais moedas mundiais.

“No semestre anterior, houve uma desvalorização excessiva do dólar frente ao real, o chamado ‘undershooting’. É um processo que está se revertendo no outro sentido agora, o chamado ‘overshooting’, com uma desvalorização excessiva do real”, concorda o economista-chefe do Banco ABC Brasil, Luís Otávio Leal. Pena dupla Segundo os especialistas, o processo cambial brasileiro é penalizado de modo duplo.

De um lado, explica Leal, o Brasil faz parte do grupo dos países emergentes, que “estão no bojo de uma estratégia de desalavancagem (retirada de ativos), por serem considerados como mercados de risco mais alto”.

Além disso, ele faz parte de outro grupo dentro dos emergentes: aqueles que têm suas exportações fortemente atreladas a matérias-primas (commodities), cujo preço está caindo no mercado mundial. Outros países que se encaixam nesse grupo – México e Rússia, por exemplo – também têm registrado perdas na cotação de suas moedas frente ao dólar.

Segundo o professor Lacerda, a valorização do dólar frente ao real pode ser positiva para a economia brasileira. “Aumenta a competitividade de nossos produtos para concorrer com os importados e para ganhar espaços nas exportações”, afirma.

Lacerda diz acreditar que o lado negativo da desvalorização cambial – maior pressão sobre os preços – deve ser compensada pela queda do preço tanto das commodities agrícolas dos produtos industriais.





Portal G1

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)