Cassilândia, Segunda-feira, 03 de Agosto de 2020

Últimas Notícias

18/02/2015 14:32

Reajustes na tarifa de energia podem chegar a quase 70% até abril

Caroline Maldonado, Campo Grande News

Bandeiras tarifárias, reajuste anual e extra-ordinário. Esses três fatores podem ser considerados uma bola de neve, que alcançará as famílias sul-mato-grossenses em abril. Mas de quanto será esse aumento? Já se falou em mais de 50%, mas o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, garantiu que não passará disso. Disse também que pode haver racionamento, caso o nível dos reservatórios chegue ao limite de 10%.

Agora, especialistas já falam em reajuste de até 69% e há relatos de que técnicos do Governo Federal trabalham na elaboração de medidas para o racionamento a partir de abril, segundo o economista Fernando Abrahão. A presidente do Concen (Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Enersul), Rosimeire da Costa, não descarta a possibilidade de um aumento nesse percentual.

“Não sabemos de quanto será exatamente o aumento, porque estamos acumulando reajustes, mas fazendo as contas sabemos que será por aí, mais de 50%. O que podemos dizer, por enquanto, é que o consumidor precisa economizar, porque em abril vai ser um susto só quando for feita a leitura. É preciso rever hábitos tirar tudo da tomada e economizar para não estourar o orçamento”, aconselha.

Segundo Rosimeire, em reunião com o ministro e representantes da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), na semana passada, ficou prevista a homologação do reajuste extraordinário em fevereiro, para valer a partir de 1º de março. Nesta data, conforme já ficou determinado, a bandeira tarifária vermelha passará a cobrar R$ 5,50 a cada 100 kwh consumidos e não mais R$ 3, como ocorre desde janeiro deste ano.

Nesta quinta-feira (19), o Concen se reunirá com a Enersul para saber se a concessionária efetivou o pedido de revisão extraordinária e se pediu algo mais para a Aneel. “Queremos saber para nos preparar e para que o consumidor não seja pego de forma desavisada”, disse Rosimeire, ao lembrar que o Concen planeja propor algo em relação aos impostos. “Estamos fazendo estudo e vamos propor alguma coisa para tentar mitigar essa situação. Temos que contar com apoio de todo”, disse.

Um dos reservatórios que abastecem o Centro-Oeste e o Sudeste, Três Irmãos já se esgotou. Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), esses reservatórios estão com nível médio de 18,71%. Na região Norte, o nível é de 36,7%; na região Nordeste, 16,37% e no Sul, 49,71%.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 03 de Agosto de 2020
Domingo, 02 de Agosto de 2020
19:51
Chapadão do Sul/Paranaiba
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)