Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/02/2015 14:32

Reajustes na tarifa de energia podem chegar a quase 70% até abril

Caroline Maldonado, Campo Grande News

Bandeiras tarifárias, reajuste anual e extra-ordinário. Esses três fatores podem ser considerados uma bola de neve, que alcançará as famílias sul-mato-grossenses em abril. Mas de quanto será esse aumento? Já se falou em mais de 50%, mas o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, garantiu que não passará disso. Disse também que pode haver racionamento, caso o nível dos reservatórios chegue ao limite de 10%.

Agora, especialistas já falam em reajuste de até 69% e há relatos de que técnicos do Governo Federal trabalham na elaboração de medidas para o racionamento a partir de abril, segundo o economista Fernando Abrahão. A presidente do Concen (Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Enersul), Rosimeire da Costa, não descarta a possibilidade de um aumento nesse percentual.

“Não sabemos de quanto será exatamente o aumento, porque estamos acumulando reajustes, mas fazendo as contas sabemos que será por aí, mais de 50%. O que podemos dizer, por enquanto, é que o consumidor precisa economizar, porque em abril vai ser um susto só quando for feita a leitura. É preciso rever hábitos tirar tudo da tomada e economizar para não estourar o orçamento”, aconselha.

Segundo Rosimeire, em reunião com o ministro e representantes da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), na semana passada, ficou prevista a homologação do reajuste extraordinário em fevereiro, para valer a partir de 1º de março. Nesta data, conforme já ficou determinado, a bandeira tarifária vermelha passará a cobrar R$ 5,50 a cada 100 kwh consumidos e não mais R$ 3, como ocorre desde janeiro deste ano.

Nesta quinta-feira (19), o Concen se reunirá com a Enersul para saber se a concessionária efetivou o pedido de revisão extraordinária e se pediu algo mais para a Aneel. “Queremos saber para nos preparar e para que o consumidor não seja pego de forma desavisada”, disse Rosimeire, ao lembrar que o Concen planeja propor algo em relação aos impostos. “Estamos fazendo estudo e vamos propor alguma coisa para tentar mitigar essa situação. Temos que contar com apoio de todo”, disse.

Um dos reservatórios que abastecem o Centro-Oeste e o Sudeste, Três Irmãos já se esgotou. Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), esses reservatórios estão com nível médio de 18,71%. Na região Norte, o nível é de 36,7%; na região Nordeste, 16,37% e no Sul, 49,71%.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)