Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Reajuste do telefone será feito por novo índice

Agência Brasil - 23 de junho de 2006 - 10:16

O reajuste das tarifas da telefonia fixa nas contas do mês de julho vai contar pela primeira vez com o impacto parcial do ISL (Índice de Serviços de Telecomunicações), apurado nos seis primeiros meses do ano. A nova forma de atualizar os preços do telefone vai começar a substituir o atual IGP-DI (Índice Geral de Preços de Disponibilidade Interna). A diferença entre os dois é que o IST leva em conta apenas os custos do setor. Ao contrário do IGP-DI que calcula os aumentos de preços em diversos setores da economia.


Essa metodologia passou a ser calculada mensalmente, desde janeiro, sobre os custos das despesas das operadoras e é apurada pela Agência (Agência Nacional de Telecomunicações) em conjunto com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Nos primeiros cinco meses deste ano, o IST registrou o índice de 1,37%, tendo ficado em 0,27% no mês de maio.


O resultado que for fechado ao final de junho será aplicado parcialmente no próximo reajuste da telefonia, em julho, segundo a periodicidade fixada nos contratos de concessão. Segundo a Anatel, o IST será aplicado também no próximo mês no reajuste da exploração industrial de linha dedicada (serviço exclusivo para o setor produtivo), e na remuneração de redes do serviço móvel pessoal (telefonia celular) além da incidência sobre as tarifas ao consumidor da telefonia fixa.

SIGA-NOS NO Google News