Cassilândia, Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018

Últimas Notícias

30/10/2018 11:40

Reajuste de mensalidade nas escolas de MS pode ficar em 10%

Correio do Estado

 

Escolas particulares de Mato Grosso do Sul já começaram a encaminhar aos pais de alunos proposta de matrícula para 2019 e a estimativa é de que o índice mínimo de reajuste das mensalidades acompanhe a taxa de inflação. Se considerado o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) dos últimos 12 meses, esse porcentual inicial pode ficar em 10%. Neste ano, a média de reajuste aplicada pelos colégios variou entre 5% e 10%, de acordo com dados do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul (Sinepe/MS).

Segundo a presidente do Sinepe, Maria da Glória Paim Barcellos, a instituição ainda não fez levantamento dos índices já definidos por essas primeiras escolas, mas destaca que o porcentual de reajuste é individual para cada uma. “A lei [9.870/99] permanece igual e não tem nenhuma nova alteração quanto à formatação de cálculo e fixação de preços da mensalidade escolar. Tem escola que já abriu [rematrícula], mas, para apresentar o índice, primeiro ela tem que fixar essa anuidade, afixar em local visível para os pais, com os custos que deverá oferecer, seja na educação básica, profissional ou superior, e o número de vagas para cada curso”, afirmou.

Ainda conforme a dirigente do sindicato das escolas particulares do Estado, o índice inflacionário “é o mínimo” na composição do índice de reajuste, porque a escola tem os seus outros custos. “A média de 2017 para 2018 foi de 5% a 10% e temos que avaliar qual é a realidade. [Para a escola calcular seu índice], é preciso ver no que vai inovar, se vai permanecer com a mesma proposta e ainda incluir os custos com pessoal. Porém, algumas coisas podem impactar. O IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano], que subiu neste ano; água e luz, que também aumentaram em 2018; além dos próprios custos operacionais [com manutenção, pintura, entre outros]”, enumerou.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 19 de Novembro de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Domingo, 18 de Novembro de 2018
09:05
Cassilândia
Sábado, 17 de Novembro de 2018
09:00
Santo do dia
06:25
Cassilândia/Paranaiba
Sexta, 16 de Novembro de 2018
22:20
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)