Cassilândia, Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

07/06/2006 14:32

Reajuste da telefonia fixa fica próximo de zero


As tarifas de telefonia fixa poderão não ser reajustadas neste ano, segundo informou hoje o presidente-executivo da Abrafix (associação das teles fixas), José Fernandes Pauletti.

Isso porque, na avaliação do executivo, o reajuste previsto para vigorar a partir do início de julho deverá ficar próximo de zero.

De acordo com a nova fórmula de cálculo das tarifas, o reajuste deste ano irá considerar a variação do IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) entre junho e dezembro de 2005 e o IST (Índice de Serviços de Telecomunicações) de janeiro a maio de 2006.

Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pelo cálculo do IGP-DI, o índice apresentou deflação de 0,75% nos últimos sete meses do ano passado.

Já o IST, que é calculado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), acumulou entre janeiro e abril deste ano 1,1%. O reajuste ainda irá considerar o índice de maio, previsto para ser divulgado no próximo dia 20.

O cálculo do reajuste das tarifas irá considerar ainda um desconto que é aplicado sobre a variação dos índices a título de produtividade.

Pauletti admitiu, no entanto, que as tarifas poderiam sofrer uma redução para o consumidor caso o IGP-DI continuasse como referência única para os reajustes, já que o antigo indexador tem apresentado nos últimos meses índices menores que o IST.

No ano passado, as tarifas de telefonia fixa foram reajustadas em 7,27% (em média). Na época, as operadoras de interurbanos (DDD) foram autorizadas a reajustar suas tarifas em 2,94% e as chamadas internacionais (DDI) tiveram queda de 7,90%.




Folha Online


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 23 de Fevereiro de 2017
Quarta, 22 de Fevereiro de 2017
13:30
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Terça, 21 de Fevereiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)