Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Reajuste da gasolina em MS é o dobro do nacional

Campo Grande News - 23 de dezembro de 2004 - 13:32

O reajuste do preço da gasolina em Mato Grosso do Sul ao longo deste ano representa exatamente o dobro da média nacional. Segundo relatório do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) divulgado hoje pela Radiobrás, as projeções já refeitas para o reajuste total do combustível para 2004 é de 13%. %. A estimativa está na ata da última reunião, divulgada hoje em Brasília.
Em Mato Grosso do Sul desde junho, quando a média de preços conforme a ANP (Agência Nacional de Petróleo) era de R$ 2,00, já são 26% de aumento, passando a R$ 2,516 na pesquisa da última semana.

Os reajustes no Estado não ocorreram somente quando a Petrobrás mudou os preços nas refinarias. Foram sucessivos aumentos, que tiveram como argumento do setor de revenda a disparidade em relação à pauta fiscal, que é o valor de referência para cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Serviços e Mercadorias). O MPE (Ministério Público Estadual) investiga se há margem excessiva de lucro do setor.

Para isso está recolhendo subsídios junto ao Sinpetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo e Lubrificantes de Mato Grosso do Sul), própria ANP e outras instâncias representativas do setor. Também há inquérito instaurado para investigar se existe formação de cartel entre os postos. A própria ANP admitiu indícios, em nota técnica que mostra o alinhamento de preços na maioria dos estabelecimentos.


SIGA-NOS NO Google News