Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Reabilitação devolve auto-estima ao trabalhador

AgPrev - 13 de outubro de 2004 - 14:16

A Reabilitação Profissional é um serviço oferecido aos segurados da Previdência Social que sofreram acidente de trabalho ou doenças ocupacionais. A Unidade de Referência de Reabilitação Profissional (URRP) da Gerência Executiva do INSS em Salvador, com sede na Rua Odilon Dória s/n, no bairro de Brotas, recebe, em média, 800 segurados por ano.

O atendimento a esses segurados é realizado por uma equipe multidisciplinar, cujo objetivo é reintegrá-los ao mercado de trabalho e à vida social. O segurado inscrito em programa de Reabilitação Profissional recebe órtese, prótese, alimentação e transporte, enquanto estiver em processo de reabilitação e participa de cursos profissionalizantes e treinamento na comunidade.

Segundo a chefe da URRP, Ângela Dias, o treinamento na comunidade é um passo para a reintegração ao mercado de trabalho. Ele é realizado em parceria com empresas, por um prazo inicial de 30 dias, podendo ser prorrogado por mais dois períodos de 30 dias. Em muitos casos, diz Ângela, quando termina o prazo de treinamento, a própria empresa contrato o segurado. "O retorno ao trabalho devolve a auto-estima a esses segurados", conclui Ângela.

Homenagem - Hoje é comemorado o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, dois profissionais que integram a equipe multidisciplinar da URRP. Segundo a fisioterapeuta Maria Augusta de Carvalho Leal, 49, a satisfação profissional é o principal motivo de comemoração. Há 24 anos ela atua na Reabilitação Profissional da Previdência Social. “O convívio diário com os segurados e a confiança que eles depositam em nós contribuem para essa satisfação”, afirma.

SIGA-NOS NO Google News