Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rastreabilidade passará a ser por propriedade

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 15 de julho de 2006 - 13:54

Não será mais por animal e sim por propriedade que vai funcionar o Sisbov (Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos). A reestruturação começa a valer em 60 dias a contar de ontem e será apresentada na manhã de segunda-feira aos técnicos da missão da União Européia, em Brasília (DF). Eles estiveram em Mato Grosso do Sul desde sexta-feira da semana passada, visitando rebanhos onde foram confirmados focos de febre aftosa e frigoríficos.

Com o conceito de propriedade aprovada. será exigida a identificação de todos os animais, o controle da utilização de insumos, a descrição do sistema de produção e o registro dos eventos sanitários e de manejo, bem como a participação dos órgãos estaduais de sanidade animal no sistema.

O coordenador do Sistema de Rastreabilidade do Mapa (Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária), Serguei Brener, ressalta que embora adesão ao Sisbov seja voluntária o mecanismo é exigido pela Europa e Chile na compra de carne. O sistema do Sisbov tem hoje mais de 34 milhões de animais cadastrados no País.

Hoje cerca de 80% da produção brasileira de carne bovina ficam no mercado interno. Dos 20% exportados. Embora só 4% se destinem ao Chile e União Européia, há tendência de que outros mercados passem a exigir a rastreabilidade levando os produtores e exportadores a se adaptarem a essas normas. O País tem 79 mil propriedades cadastradas e 65 certificadoras credenciadas.

SIGA-NOS NO Google News