Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rastreabilidade de bovinos será discutidas na Famasul

Assessoria - 03 de maio de 2004 - 15:14

Produtores rurais e técnicos não concordam com as exigências impostas pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), estabelecidas através da Instrução Normativa número 12004 e vão pedir mudanças no Sistema de Identificação de Bovinos e Bubalinos (Sisbov).

Para debater o assunto e tentar esclarecer as dúvidas a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), realizou esta manhã um Fórum de Discussão da rastreabilidade, que contou com a presença de presidentes de sindicatos rurais de quase todo Estado, além de produtores, profissionais e autoridades do setor, somando cerca de 200 pessoas. A Confederação Nacional da Agricultura (CNA), foi representada pelo assessor técnico do Fórum Permanente da Pecuária de Corte, Paulo Sérgio Mustefaga.

Entre os pontos mais polêmicos estão a obrigatoriedade da rastreabilidade para todo rebanho, a exigência da apresentação da Documento de Identificação animal (DIA) para o transporte dos animais, juntamente com a Guia de Transito de Animal (GTA) e a dupla identificação, sendo uma do Sisbov e outra da propriedade de origem. Os prazos para a certificação também foram debatidos.

De acordo com Paulo Sérgio Mustefaga a CNA já tentou junto ao ministério da agricultura uma solução para o impasse entre o governo e os produtores, inclusive apresentando sugestões que foram aceitas pelo ministério. Ele afirma que é importante a união dos produtores para tentar uma negociação, "a classe produtora deve buscar apresentar a realidade em relação as dificuldades que o produtor que vive no campo". O assessor também diz que alternativas podem ser buscadas até mesmo coma União Européia para tentar tornar o Sisbov exeqüível para o Brasil.

Autor:
Eudete Petelinkar

SIGA-NOS NO Google News