Cassilândia, Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2021

Últimas Notícias

21/12/2020 12:20

Raro alinhamento de Júpiter e Saturno ocorre nesta segunda em MS

Não será necessário um super-equipamento, nem nada sofisticado, basta olhar para o Pôr do Sol

Midiamax
Raro alinhamento de Júpiter e Saturno ocorre nesta segunda em MS

O esperado evento, ao menos entre aqueles que gostam de astros e ciência, irá chegar ao seu ápice nesta segunda-feira (21). O momento em que Júpiter e Saturno irão se alinha, parecendo ser apenas um planeta ou estrela.

A grandiosidade do fenômeno ocorre devido a sua raridade, já que a última vez que o mesmo pode ser visto na Terra foi no ano 1623.

De acordo com o físico e conselheiro do Clube de Astronomia Carls Sagan da UFMS, Thiago Valério, o entrelaçamento dos planetas é algo que já ocorreu outras vezes, o que torna o evento realmente raro é a terra estar em posição que torna possível a visualizada do fenômeno.

“É algo raro pois são três planetas circulando em volta do sol, ou seja, tanto a Terra, quando Júpiter e Saturno precisam estar em condições ideais para que possamos visualizar o ocorrido”, explicou o físico.

A boa notícia é que a ‘aproximação’ dos corpos poderá ser vista de qualquer lugar do planeta, incluindo Mato Grosso do Sul. Basta que os interessados, curiosos, fotógrafos de plantão e estudantes ou professores de ciência olhem para o céu durante o pôr do sol e início da noite.

“Um evento raro assim é ótimo para estudantes, pesquisadores e até mesmo pessoas que queiram tirar uma foto e coisas do tipo”, disse Thiago ao falar sobre a importância do ocorrido.

O que devo procurar
O físico explica que as pessoas devem olhar em direção ao Sol se ponde e procurar a estrela mais brilhante do céu, provavelmente o fenômeno ocorrerá bem próxima ao Sol, podendo parecer até mesmo dois corpos brilhantes ‘colados’.

 

Caso a pessoa esquece, ou o tempo resolva se preparar a chuva não precisa se preocupar, apesar do ápice ser hoje (21), a partir de amanhã os planetas começam a se distanciar, mas por ser um fenômeno relativamente lento, ainda teremos cerca de uma semana para observar e tirar uma bela foto.

Para se aprofundar
Os entusiastas da ciência ou dos astros que desejam se aprofundar um pouco mais no assunto podem acessar o site Solar System Scope, onde é possível ver como em um mapa o alinhamento e órbita dos planetas, sabendo como realmente funciona o fenômeno ‘olhando de cima’.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 25 de Fevereiro de 2021
Quarta, 24 de Fevereiro de 2021
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)