Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ranking: Costa Rica é a cidade que mais se desenvolve em MS

Priscilla Peres, Campo Grande News - 09 de dezembro de 2015 - 21:12

Em Costa Rica, prefeitura investe na Educação e contribui para aumento dos índices. (Foto: Luiz Alberto/Prefeitura Costa Rica)
Em Costa Rica, prefeitura investe na Educação e contribui para aumento dos índices. (Foto: Luiz Alberto/Prefeitura Costa Rica)

Costa Rica com seus quase 20 mil habitantes é o município sul-mato-grossense com maior IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), ou seja, o que mais cresceu em 2013 de acordo com pesquisa da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). A cidade localizada a 305 km da Capital ocupa a 92° posição no ranking nacional.

A segunda cidade do Estado com maior índice de desenvolvimento é conhecida como Capital da Celulose e está localizada a 338 km de Campo Grande. Três Lagoas é ocupa a 96° posição no ranking nacional e deve seu desempenho a industrialização ocorrida nos últimos anos.

Costa Rica tem alto desempenho em Educação e Saúde e moderado em Emprego e Renda. Enquanto que Três Lagoas só tem desempenho menos na Educação, nas demais tem alto índice.

A capital Campo Grande também está classificada como índice de alto desenvolvimento, com o terceiro melhor resultado do Estado. Porém, com o desempenho um pouco menor, fica em 277° lugar no ranking nacional.

Entre os segmentos, Campo Grande tem alto desenvolvimento em Educação e Saúde, mas no quesito Emprego e Renda fica com classificação regular. Sobre o IFDM consolidado, de 2005 a 2007 o índice era regular, passou para alto em 2008 e assim se manteve até 2013.

A pesquisa mostra ainda que Mato Grosso do Sul tem apenas quatro cidades com alto índice de desenvolvimento. A grande maioria, ou 64 municípios estão na margem de índice moderado de crescimento, sendo que destes 35,9% tem números maiores e 44,9% estão entre os menores.

Entre as classificadas com desenvolvimento regular estão as 11 restante, sendo que Paranhos e Tacuru são os municípios com pior índice de crescimento em 2013, que é o ano pesquisado pela Firjan.

SIGA-NOS NO Google News