Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

03/06/2009 16:25

Rally Dakar anuncia roteiro e mudanças no regulamento

São Paulo (SP) – A organização do Rally Dakar anunciou nesta quarta-feira (3) as cidades que fazem parte do percurso da edição 2010, que será realizada novamente na Argentina e no Chile entre os dias 1º e 17 de janeiro. Além disso, o regulamento sofreu alterações, como a limitação de motos de até 450cc para todos os pilotos profissionais da categoria. Os amadores ainda poderão utilizar motocicletas de 660cc na próxima edição, mas em 2011 também terão que se adaptar à nova regra.

Para o tetracampeão do Rally dos Sertões e melhor piloto das Américas na disputa do Dakar 2009 (12º lugar), José Hélio, esta resolução pode ser o início de uma equiparação entre os concorrentes. Ele utiliza a motocicleta Honda CRF 450X nas últimas temporadas. “Acho importante que os competidores tenham, cada vez mais, condições parecidas para disputar a prova. É o início de uma mudança”, explicou.

Wilson Yasuda, gerente de competições da Honda do Brasil, concordou com o piloto. “É algo muito interessante, pois irá equilibrar o nível técnico da prova e valorizar ainda mais a pilotagem – e não apenas a potência da motocicleta. Desta forma, acredito que todas as fábricas irão investir ainda mais nos modelos de 450cc”, explicou.

José Hélio aproveitou para sugerir outra alteração no regulamento. “O número de motores poderia ser limitado. Há pilotos que trocam de motor diariamente, o que certamente é uma grande vantagem para as equipes que possuem altíssimos investimentos”, disse.

Para o competidor, os adversários que utilizaram motocicletas de 600cc nas edições anteriores não sofrerão dificuldades de adaptação. “Todos utilizam motos de menores cilindradas para treinar e fazer outras provas. Para quem utiliza motos maiores, pegar uma menor é mais fácil.”

Os novos regulamentos contribuirão para colocar os pilotos com mais talento à frente. Na categoria carros, o aumento do ar no flange para veículos a gasolina dá aos melhores amadores a possibilidade de competir com a tecnologia diesel que teve resultados eficientes nos últimos anos.

Percurso – A prova de 2010 contará com 8600 quilômetros, entre eles 5200 de especiais (trechos cronometrados). A competição fará parte das comemorações do bicentenário da Argentina e do Chile. O percurso de 2010 passará pelas cidades argentinas de Buenos Aires, Córdoba, La Rioja, Fiambalá, San Juan, San Rafael e Santa Rosa, além dos municípios chilenos de Copiapó, Iquique, La Serena e Santiago.

Os competidores deverão fazer grande parte do percurso na região do deserto do Atacama. Depois de passar os Andes, a etapa do rali pelo Chile estará centrada em um amplo descobrimento do Deserto do Atacama, com cinco etapas de areia praticamente sem ligações em uma viagem a caminho da cidade de Iquique. A volta para a capital argentina permitirá desfrutar da diversidade de montanhas e territórios do continente. Neste terceiro ato, os terrenos representarão a última prova de resistência para pilotos e veículos.

O prazo de inscrição e trâmite de documentação começou em 15 de maio e se estenderá até o final do mês de julho. A equipe do Dakar deseja manter as tarifas no mesmo nível que 2008 e 2009, apesar das conexões marítimas serem muito mais caras para a organização.

Programação – Rally Dakar 2010
Até 15 de julho de 2009 – Inscrições
3 de junho – Apresentação do percurso (etapas e distâncias)
Final de novembro de 2009 – Transporte marítimo dos veículos europeus para a Argentina
30 e 31 de dezembro de 2009 – Vistorias técnicas e secretaria de prova
De 1º a 17 de janeiro de 2010 – Realização do Rally Dakar 2010
17 de janeiro de 2010 – Premiação em Buenos Aires, Argentina





HONDA RACING


VIPCOMM Agência de Comunicação

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)