Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Raiva matou 156 bovinos em MS

Fernanda Mathias/CGN - 22 de agosto de 2003 - 11:05

Registradas até agora são 156 mortes de bovinos em decorrência da raiva em Mato Grosso do Sul, o que levando em conta a estimativa de que para cada animal que morre outros 10 estão contaminados sobe para 1,5 mil. O coordenador estadual da Raiva, Ademar Mori, explica que quando o Iagro é notificado da morte de um animal vários outros já estão contaminados e mesmo sendo vacinados morrem depois.
A maior incidência da doença é entre bezerros, porque o proprietário promoveu a vacinação em novembro do ano passado, aproveitando o manejo para vacinação contra aftosa e resolve esperar novamente o mesmo período para vacinar e aproveitar a estrutura e movimentação do gado de novembro.
A quantidade de mortes, porém, é bem inferior ao total do ano passado, quando foram oficializadas 436. Isso porque, embora já tenha sido notificada a doença em 15 municípios do Estado este ano, a quantidade de focos, até agora, é 30% menor que a de 2002. Até agora foram atingidas pela doença 30 propriedades, mas o Iagro garante que todos os casos estão controlados. Os últimos, que despertaram preocupação, são Nioaque e Camapuã.




SIGA-NOS NO Google News