Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Rádio Patriarca faz diferente a partir de amanhã

Sebrae - 17 de maio de 2009 - 15:07

Inovar é muito mais do que desenvolver tecnologia. Pode ser implantar uma nova forma de trabalho que aumenta a produtividade e o número de clientes, por exemplo. Álvaro Oshiro, empresário do setor de limpeza, em Campo Grande, aplicou os 5S aprendidos no Japão, na rotina de trabalho de seus colaboradores. O conceito dos 5S sugere a arrumação, o descarte, a limpeza, a higiene e a disciplina. “A minha equipe tem o dia cronometrado para otimizar o tempo. O difícil não é implantar e, sim, manter”, conta.



A história de Álvaro está entre os 80 relatos de sucesso empresarial na área de inovação que poderão ser ouvidos nas rádios de Mato Grosso do Sul a partir desta segunda-feira, 18 de maio. A proposta é do programa de rádio do Sebrae, Faça Diferente, e está sendo levada para todo o País. “Além de conhecer os casos de empresários que passaram por dificuldades e conseguiram melhorar sua maneira de trabalho, os ouvintes terão dicas valiosas, às vezes muito simples, mas que poderão ajudá-lo em seu negócio”, explica a coordenadora estadual do projeto, Viviane Bastos.



Outro empresário, Paulo Hans, que tem um restaurante na Capital, resolveu fazer diferente, inovar, e economizou 15% na conta de energia. Para quem serve mais de 800 refeições diárias, o gasto com o armazenamento de alimentos em câmara fria é grande. Uma idéia simples inovou o processo do dia-a-dia: o calor liberado pela câmara agora é direcionado para aquecer parte da água do restaurante usada para lavar a louça ou cozinhar. “Recorremos a uma parceria com a universidade e acadêmicos criaram esta ferramenta de economia”, explica.



Serão 15 emissoras em todo o Estado, e mais de 400 pelo País, que vão veicular os programas de segunda a sexta-feira. “O rádio é uma comunicação de massa que sensibiliza e mobiliza. Para quem quer os conteúdos mais ampliados é só acessar o site na internet. As dúvidas mais dinâmicas podem ser resolvidas pela central de relacionamento. Desta forma, queremos atingir mais de 600 mil pessoas em Mato Grosso do Sul”, ressalta Viviane.



Os programas de rádio terão duração de três minutos e contam com 80 histórias inéditas e 40 para tirar as dúvidas dos ouvintes. “A temática é sempre da inovação, mas todas as histórias, vindas de várias partes do Brasil, são aplicáveis e mostram que inovar não é só tecnologia, mas é preciso que o empresário esteja aberto a novas idéias”, afirma.



Além do rádio, a cultura da inovação será difundida pelo Sebrae através de um blog, vídeos, workshops, cursos presenciais e virtuais previstos para serem realizados este ano no Estado, de acordo com a coordenadora do projeto.



“Faça diferente” quer desmitificar o tema inovação e mostrar que está ao alcance de todos os empresários. O Sebrae, desde 2001, utiliza de programas de rádio para tratar de assuntos diretamente ligados às micro e pequenas empresas. “Com o nome de “A gente Sabe, A Gente Faz”, as edições anteriores receberam vários prêmios nacionais.



A Rádio Patriarca transmite o programa de três minutos a partir de amanhã, de segunda a sexta, às 7 e reprise às 17h30. Maiores informações visite o site http://www.facadiferente.sebrae.com.br/

SIGA-NOS NO Google News