Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Racismo:Senadores prestam solidariedade a jogador vítima

Luciana Vasconcelos /ABr - 13 de maio de 2005 - 14:32

O jogador de futebol Edinaldo Batista Libânio, conhecido como Grafite, recebeu hoje moção de solidariedade e apoio dos senadores, durante audiência pública pela passagem do Dia da Abolição da Escravatura. Durante a solenidade, o jogador pediu que todas as vítimas de discriminação recebam o mesmo tratamento e apoio que ele recebeu de todos os brasileiros.

No dia 13 de abril, Grafite foi insultado pelo jogador argentino Leandro Desábato, que o chamou de "macaco", durante jogo entre o São Paulo e o Quilmes. Grafite deu queixa e Desábato saiu preso do jogo. O jogador são-paulino informou que vai apresentar queixa-crime contra o argentino na semana que vem.

A presidente do Conselho de Defesa dos Negros do Distrito Federal, Tereza Ferreira da Silva, elogiou a atitude do jogador brasileiro, e disse que, para os movimentos, ele foi um herói. "Porque ele não se calou. Foi uma atitude digna, o maior gol-de-placa", afirmou Tereza.

Grafite disse que, durante a sessão de hoje no Senado, pôde sentir a dimensão de sua atitude. "Estou feliz com o reconhecimento. Agora, faço parte dessa luta também", afirmou. Apesar disso, o jogador brasileiro reconheceu que existe preconceito entre os torcedores. Grafite contou que, depois do caso de Desábato, vem recebendo freqüentes xingamentos. "Em todos os jogos, torcedores adversários tentaram me tirar do sério e tirar minha concentração do jogo. procuraram me ofender, mas eu tenho a cabeça boa, tranqüila", ressaltou.

O atleta afirmou que releva a atitude do torcedor, desde que não haja agressão física. "Imagine se todo torcedor que me xingar de macaco, de alguma coisa, como foi o caso, eu tiver que ir à delegacia fazer ocorrência. Eu vou ter que morar dentro de uma delegacia", disse Grafite. "Acho que o torcedor, se pagou o ingresso, tem o direito de falar o que quiser. Não partindo para a integridade física, acho que torcedor tem direito de fazer o que quiser", completou.

SIGA-NOS NO Google News