Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

28/04/2009 21:09

Quilomba: Incra reconhece no MS Furnas do Dionísio

Assessoria de Comunicação Social MDA/Incra

As noventa e duas famílias da comunidade quilombola Furnas do Dionísio, localizada no município de Jaraguari (MS), já podem comemorar mais uma vitória no processo de regularização da área em que vivem. Foi publicada nesta segunda-feira (27), no Diário Oficial da União, a Portaria n.º 118, de 24 de abril de 2009, em que o Incra reconhece e declara como território da Comunidade Remanescente de Quilombo Furnas do Dionísio a área de 1.018,2796 hectares.

O território foi titulado pela Fundação Palmares em 2000 e, em 2003, conforme Decreto 4883, o processo foi encaminhado ao Incra para realização dos serviços de demarcação. Caso não haja contestação ao reconhecimento, o Incra deverá iniciar os serviços de desintrusão dos moradores não quilombolas.

Em Mato Grosso do Sul existem em tramitação 14 processos de regularização de territórios quilombolas. Os mais adiantados são Furnas de Boa Sorte, em Corguinho, São Miguel, em Maracaju, e Chácara Buriti, em Campo Grande - todos aguardam decreto presidencial que autoriza a desapropriação das áreas incidentes nos referidos territórios. Em Nioaque, a continuação do processo da comunidade família Cardoso depende de negociação do Incra e do Ministério da Aeronáutica.

No território de Picadinha, em Dourados, o Incra realiza atualmente os serviços de delimitação da área e o cadastramento dos quilombolas e dos não quilombolas, além do estudo do uso do solo para elaboração do Relatório Técnico Circunstanciado de Identificação e Delimitação - peça indispensável para regularização fundiária da Comunidade Quilombola Picadinha.

Como funciona

O processo de titulação inicia-se com os moradores se autodefinindo como remanescentes das comunidades dos quilombos. O autorreconhecimento é registrado e certificado pela Fundação Cultural Palmares ao mesmo tempo em que o Incra dá andamento aos procedimentos administrativos para titular a área.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)