Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Querer parar é fator principal na recuperação do fumante

30 de maio de 2008 - 16:01

No Dia Mundial Sem Tabaco (31), diversas campanhas informativas sobre os riscos e conseqüências do fumo, bem como programas para largar o vício, ganham força. Segundo a experiência de um médico entrevistado pelo Primeira Notícia desta sexta-feira (30) porém, essas ações só surtem efeito se a pessoa quiser parar de fumar.



“Não tem jeito; a pessoa que vem porque alguém mandou, normalmente não consegue largar o vício. O ponto principal é ela querer. Uma grande dificuldade que estamos enfrentando é que as substâncias misturadas no cigarro estão com poder de dependência maior. Muitas vezes a pessoa até tem vontade, mas não tem força”, esclarece o médico Airton Martins.



Estudos comprovam que o tratamento feito em grupo tem maior chance de sucesso. Por isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Secretaria de Estado de Saúde oferecem, em 35 municípios do Estado, um programa para largar de fumar. “O trabalho é feito em pequenos grupos de até 10 pessoas, mas também há atendimento individual, no caso de graves crises de abstinência”, disse à equipe do radiojornal a gerente técnica do Programa Estadual de Prevenção ao Tabagismo, Albertina Martins.



Diferentes abordagens



As campanhas de prevenção e incentivo ao abandono do vício não têm sido mais padrão. Segundo o médico Airton Martins, a experiência mostra que - conforme o público - a abordagem tem que ser diferente. Um exemplo disso é a decisão da Organização Mundial de Saúde em escolher como tema para a campanha de 2008 “Juventude livre do tabaco”.



“Os jovens estão começando a fumar cada vez mais cedo e eles têm chance muito maior, em função do tempo de fumo, de ter um infarto, mas - para eles - a metodologia de mostrar o lado negativo do cigarro nem sempre funciona. Por isso, buscamos o lado mais estético; dizemos que vai melhorar seu hálito, seu fôlego, seu desempenho físico nos esportes. Nesses casos temos resultados muito maiores”, revela Airton.



No Brasil, existem 30 milhões de fumantes, sendo que 60% são homens. Do total, 80% dizem querer parar, mas apenas 20% conseguem. Um em cada três adolescentes fumantes deve morrer precocemente por causa do cigarro.




Portal do Governo do Estado de MS

SIGA-NOS NO Google News