Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Querer é poder

assessoria TJ - 04 de novembro de 2003 - 06:56

Embora o título desta matéria pareça tirado de algum livro de auto ajuda, ele reflete exatamente a realidade da servidora Jacira Aparecida dos Anjos, lotada como Assessora Jurídica da 4ª Vara de Família do Fórum de Campo Grande. Jacira prestou o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Direito Civil e Processo Civil, e obteve nota máxima.
Não se trata de um caso inédito, talvez nem seja a história mais interessante, mas um feito digno de registro e exemplo. Segundo informações da OAB-MS, desde que o exame se tornou obrigatório, mais de quatro mil pessoas já fizeram a prova. Desse total, menos de dez conseguiram esse feito. O exame é realizado três vezes ao ano. Em 2003, Jacira foi a primeira nota dez. Poderia ser mais um caso comum, não fosse o fato de a servidora trabalhar dois turnos no Poder Judiciário, ser divorciada e mãe de duas filhas de 13 e de 16 anos.
Feliz e animada com o êxito, ela confirma a expressão “querer é poder”. Desde que terminou o curso de Direito, em 1996, na Universidade Católica Dom Bosco, tem dedicado pelo menos três horas diárias a uma preparação que tem por meta a magistratura. Fez o curso da Escola Superior da Magistratura (ESMAGIS) em 1997, e agora está fazendo Pós-Graduação, em Curso Especial de Direito do Estado e das Relações Sociais, e sua monografia será em Direito de Família.
O exame da Ordem também tem caráter de preparação, pois como servidora pública, não pode exercer a carreira de advogada. Para ser admitida em alguns concursos públicos, a Carteira é necessária. “Prestei o exame exatamente para ter mais garantia”, recorda. Esta foi a segunda vez que ela prestou a prova, já que na primeira não conseguiu passar.
Agora, mais animada para estudar, consegue vislumbrar as possibilidades que a dedicação aos estudos oferece. “Dr. Rui Celso (Juiz da 4ª Vara de Família) sempre me incentivou, emprestando livros e não deixando que eu fraquejasse. Meus colegas e minhas filhas também”, narra a Assessora.
A receita do sucesso, para a mais nova advogada, se resume na determinação e na persistência. “Devemos ter objetivos e seguir em frente, sem nunca desistir. A gente acha um jeito, para estudar todos os dias, mesmo que seja pouquinho. Vale a pena”, conclui.



SIGA-NOS NO Google News