Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Quem não vacinou rebanho contra aftosa será multado

Acrissul - 01 de dezembro de 2004 - 14:09

O pecuarista que por algum motivo não vacinou o rebanho bovino e bubalino durante a campanha de vacinação contra a febre aftosa, vai sentir no bolso o “vacilo”. É que a partir de hoje a compra das vacinas só pode ser feita com a autorização do Indea (Instituto Defesa Agropecuária) e o criador que não vacinou será multado em até R$ 58 por cabeça não vacinada. O pagamento da multa não significa que o pecuarista estará livre da imunização. A vacinação será obrigatória e terá que ser acompanhada por um fiscal do órgão.

O Indea de Sinop ainda não tem os dados sobre a vacinação os 6 municípios que compõe a regional mas o supervisor José Moglia acredita que a cobertura foi boa já que muitos fizeram a comunicação. “Ainda é cedo para se ter uma avaliação mas os pecuaristas vacinaram e já recebemos algumas comunicações”, assegurou.

Moglia assegurou que a partir de agora a fiscalização será rígida e após o dia 10, último dia para comunicação, fiscais do órgão vão até as propriedades que não efetuaram a comunicação para verificar se o rebanho foi vacinado. Caso tenha sido imunizado o pecuarista não irá ficar livre das punições. Neste caso terá que ficar o dobro de tempo que ficou sem comunicar o órgão da vacinação, sem poder movimentar o rebanho, ou seja, não poderá retirar a GAT (Guia de Transporte Animal).

Em março deste ano a regional, que antes compreendia 16 municípios, foi dividida e ficou apenas com a metade do território de jurisdição. Hoje os municípios atendidos pelo órgão são: Sinop, Cláudia, Santa Carmem, Vera, União do Sul, Feliz Natal, Itaúba e Marcelândia. Com a divisão o número de cabeças, que antes passava dos 2 milhões, caiu consideravelmente e nesta campanha a meta de vacinação é imunizar 100% das cerca de 500 mil cabeças existentes na regional.

Fonte: Só Notícias

SIGA-NOS NO Google News