Cassilândia, Terça-feira, 22 de Maio de 2018

Últimas Notícias

05/04/2005 15:53

Quem não é inscrito no PIS tem direito a indenização

OAB/MS

Trabalhador que não é cadastrado no PIS (Programa de Integração Social) tem direito a receber indenização da empresa empregadora. O entendimento é da Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho. O direito a indenização foi garantido a um trabalhador do Rio de Janeiro pelo ministro Barros Levenhagen, com base no Código Civil. A decisão foi unânime. A informação é do site do TST.
De acordo com os autos, a empresa Nutriserve Serviços de Alimentação e Hotelaria
Marítima e Terrestre Ltda (Massa Falida) sequer registrou o empregado. Por isso, não fez sua inscrição no PIS. O fato impediu que ele recebesse os rendimentos distribuídos pelo programa.
O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (Rio de Janeiro) negou a indenização por entender que não há previsão legal de qualquer pagamento ao empregado nesta hipótese. De acordo com o TRT-RJ, a conduta empresarial geraria somente multa prevista na Lei Complementar nº 7/1970.
Mas, segundo o ministro Barros Levenhagen, a pretensão do trabalhador encontra respaldo no Código Civil, que pode ser usado subsidiariamente na Justiça do Trabalho. De acordo com os artigos 159 e 1.518 do antigo Código Civil (equivalentes aos artigos 186 e 927 do novo Código Civil/2002), todo aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito ou causar prejuízo a alguém, fica obrigado a reparar o dano.
“Assentado pelo Regional não ter a empresa cumprido com sua obrigação para o PIS, quer o tenha sido pelo não cadastramento do recorrente no programa, quer o tenha sido pelo não recolhimento das importâncias devidas, impõe-se o dever de reparação do prejuízo causado, consubstanciando em indenização substitutiva dos rendimentos a que teria direito, na conformidade dos artigos 159 e 1.518 do Código Civil de 1916”, concluiu o ministro.


fonte: Revista Consultor Jurídico

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 22 de Maio de 2018
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)