Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

19/12/2015 07:30

Quem é Nelson Barbosa, o novo ministro da Fazenda

Midiamax

Nelson Barbosa deixa o ministério do Planejamento para substituir Joaquim Levy, titular desde de 1º de janeiro deste ano. Barbosa teve boa parte de sua carreira na esfera pública federal e tem proximidade ideológica a da presidente Dilma Rousseff – ambos são desenvolvimentistas, ou seja, apostam no gasto público como indutor da economia.

Colegas e antagonistas durante todo o ano em que integraram a equipe econômica, Barbosa e Levy mostraram diversas vezes desalinhamento. Levy buscava corte de gastos em todas as áreas ao passo que Barbosa protegeu integralmente os investimentos em programas sociais como o Bolsa Família e não deixou a tesoura de Levy dizimar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e no Minha Casa, Minha Vida.

Nelson Barbosa nasceu no Rio de Janeiro em 1969. Formou-se em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1992. Professor titular da Escola de Economia de São Paulo (da Fundação Getulio Vargas) foi secretário executivo do Ministério da Fazenda entre 2011 e 2013. Antes, foi secretário de Acompanhamento Econômico (entre 2007 e 2008), secretário de Política Econômica (entre 2008 e 2010), no Ministério da Fazenda. No período entre 2009 e 2013, Barbosa foi presidente do Conselho do Banco do Brasil e integrante do Conselho de Administração da Vale (2011 e 2013).

Além da Fazenda, Nelson Barbosa trabalhou no Banco Central (1994-1997), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social , o BNDES (entre 2005 e 2006) e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (2003). Atualmente, além das aulas na FGV-EESP, Barbosa é professor adjunto do Instituto de Economia (IE/UFRJ), pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV) e integrante dos conselhos de administração da Cetip e do Banco Regional de Brasília (BRB).

Barbosa é Ph.D em Economia pela New School for Social Research, de Nova York.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)